ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Especialistas chegam a local da queda do avião malásio

Grupo de especialistas internacionais chegou ao local onde caiu há duas semanas o voo MH17 da Malaysia Airlines, na Ucrânia

Data: Quinta-feira, 31/07/2014 00:00
Fonte: EFE - Agencia EFE

Maxim Zmeyev/Reuters

Investigadores próximos a destroços de avião da Malaysia Airlines na Ucrânia 

Investigadores próximos a destroços de avião da Malaysia Airlines na Ucrânia

 

O grupo de especialistas internacionais chegou nesta quinta-feira ao local onde caiu há duas semanas o voo MH17 da Malaysia Airlines com 298 passageiros a bordo, em uma região controlada pelos separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia.

 

"A missão de observadores da OSCE (na Ucrânia) chegou ao local do acidente do MH17 pela primeira vez em uma semana, acompanhada de quatro especialistas holandeses e australianos. Foi usada uma nova rota" para chegar à região, postou a OSCE em sua página no Twitter.


Em uma primeira fase da investigação da tragédia, os especialistas dos dois países que mais tiveram vítimas na catástrofe tentarão localizar restos humanos que não foram encontrados pelos serviços de resgate ucranianos e os pertences pessoais dos passageiros e membros da tripulação mortos.


Por outro lado, a embaixada da Malásia em Kiev confirmou a chegada de 68 policiais hoje à capital ucraniana procedentes desse país asiático que acompanharão os analistas.

 

A Ucrânia suspendeu hoje por um dia todas as suas operações militares no leste do país por pedido expresso do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para permitir que analistas internacionais cheguem ao local onde caiu o avião malaio com 298 passageiros a bordo.


"Em 31 de julho, as tropas que participam na fase ativa da operação antiterrorista não participam de ações de combate com exceção da defesa de suas posições das agressões" do inimigo, informou o centro de imprensa das forças ucranianas.


Kiev declarou esta quinta-feira "o Dia da OSCE, por exigência do secretário-geral da ONU" a fim de "garantir um trabalho efetivo dos especialistas internacionais na região do acidente do Boeing 777" malaio, derrubado há duas semanas em uma região controlada por separatistas pró-Rússia.