ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Defesa de Eder vai ao Supremo em agosto

Data: Sábado, 26/07/2014 00:00
Fonte: Lis Ramalho, repórter do GD

A defesa do ex-secretário de Estado de Fazenda e chefe da Casa Civil, Eder Moraes vai ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, para tratar do Habeas Corpus impetrado na Suprema Corte do país, pedindo a liberdade do réu. Um dos advogados de Moraes, Fábio Lessa informou que aguarda o fim do recesso forense para agendar a data exata que a banca irá se reunir, em audiência com o ministro Dias Toffoli. Lessa soube informar apenas que sua viagem deve ocorrer na primeira semana de agosto. Além dele, Paulo Lessa também cuida da defesa do ex-secretário.


Nesta sexta-feira (25), Eder que é réu no processo da Operação Ararath, da Polícia Federal, teve mais um HC, com pedido de liberdade, negado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) 1, em Brasília. Este é o terceiro HC negado pela justiça. A defesa teve conhecimento do indeferimento do desembargador do TRF 1, Mário Ribeiro, durante a terceira audiência realizada hoje, com as testemunhas dos outros réus no processo, a esposa do ex-secretário, Laura Tereza, o ex-secretário-adjunto de Infraestrutura, Vivaldo Lopes e o superintendente da Bic Banco de Mato Grosos, Luiz Carlos Cuzziol.


Fábio Lessa ressaltou que todos os HCs negados até o momento, só foram julgados os pedidos de liminares e ainda não foi julgado o mérito. “O HC negado hoje foi pedido no começo deste mês, mas todos os que foram negados não foram julgados o mérito e vamos aguardar. Tem mais alguns HCs a ser julgados também, inclusive um no STF onde devemos ir na primeira semana de agosto tratar deste assunto com o ministro Dias Toffoli”.


A defesa também entrou com pedido para que seja retirado do processo contra Eder, um documento que Moraes teria supostamente falsificado, em nome do procurador Geral da República Thiago Lemos de Andrade. Este documento seria um despacho com pedido de prisão contra o acusado, que segundo a defesa, não era falsificado e que Eder estaria sendo chantageado por uma pessoa que o entregou o documento.


“O HC sobre o documento falso foi distribuído hoje e o desembargador tem o prazo regimental de 48 horas para analisar. O HC é para retirá-lo do processo (contra Eder)”.