ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Intersolar South America discutirá os rumos da energia solar no Brasil

Evento, que será realizado em agosto, em São Paulo, receberá grandes especialistas do setor de energia do Brasil e do mundo

Data: Sexta-feira, 25/07/2014 00:00
Fonte: Da Assessoria

A demanda por energias renováveis cresce de forma exponencial em todo o mundo em função das pressões ambientais motivadas, principalmente, pelas preocupações quanto ao aquecimento global. No Brasil 85% da energia elétrica consumida, vem de fontes renováveis. As hidrelétricas representam 77% desse total, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. Hoje, para que se evitem os chamados apagões, já conhecidos em nosso país, o Brasil precisa diversificar urgentemente sua matriz energética, altamente dependente das hidroelétricas e, em casos de emergência, das termelétricas.


A captação de energia solar fotovoltaica e termossolar é uma alternativa de grande valia para o país uma vez que, as características geográficas do Brasil, banhado pelo sol praticamente o ano todo, privilegiam essa alternativa.


Com o intuito de promover e estimular as tecnologias e ampliar as aplicações desse tipo de geração de energia no país será realizada em São Paulo a exposição e conferência Intersolar South America. O evento receberá, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, no Expo Center Norte, empresas e profissionais do setor de energia solar para debater as tendências, estabelecer contatos e trocar informações sobre os desenvolvimentos tecnológicos deste mercado, métodos de produção eficientes, financiamento e planejamento de projetos, apresentar soluções tecnológicas, entre outros assuntos.


A realização do evento ocorre em um momento importante. O mercado de energia solar na América Latina torna-se cada vez mais promissor, em função do reconhecimento dos países sobre o importante papel da energia solar como fonte de energia para o futuro. Muitos desses países planejam ou já estabeleceram incentivos para estimular este mercado, inclusive o Brasil. Em 2012, o país regulamentou um desconto de 80% nas tarifas de transmissão e distribuição para projetos de energia solar em grande escala. No mesmo ano, foi instituído o sistema de compensação de energia elétrica para incentivar o mercado de geração distribuída, estratégico para o setor solar. Em outubro de 2014 está prevista a realização do primeiro leilão federal específico de energia solar.


Em paralelo ao leilão que está por vir, alguns estados brasileiros já se movimentam para tornar a utilização da energia elétrica solar uma realidade. O Ceará conta com a primeira usina de 1 MW de energia fotovoltaica, localizado na cidade de Tauá, no interior do estado. O projeto, criado em 2011 pela iniciativa privada e apoiado pelo governo local, no entanto, ainda aguarda a efetivação de um fundo que irá subsidiar a venda de energia gerada pela usina. Já Pernambuco, no final de 2013, saiu na frente e realizou o primeiro leilão de energia solar no país. Na ocasião, o governo local contratou 122,8 megawatts de energia oriundas do sol, com um preço médio negociado de R$ 228,63 por MWh.


Em 2014, o governo do Estado de São Paulo isentou do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) bens e equipamentos usados na geração de energia por meio de fontes renováveis, incluindo energia solar. Com esta medida, o Governo Paulista pretende atingir 69% de participação de fontes renováveis em sua matriz energética até 2020. Os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Tocantins e Piauí, que possuem grande potencial para a rápida disseminação da energia solar – em função da elevada tarifa de energia elétrica e a grande incidência de sol durante todo o ano - também englobam a lista de localidades onde a questão já é trabalhada de forma mais intensa.


Outro destaque desta tecnologia é que o setor de energia solar é o que mais emprega dentre todas as fontes de energia. Isso em função da crescente demanda para implantação de novas usinas, o que requer mão-de-obra especializada para desenvolver várias frentes de trabalho, desde estudos de implantação de novos polos, até a construção e a instalação das plantas.


Devido ao seu enorme mercado interno, o Brasil desponta como o país da América Latina com a melhor perspectiva para esse segmento no longo prazo. Já no curto prazo, o destaque fica para oChile, que por muito tempo foi o centro das atenções como novo mercado de energia fotovoltaica e avança cada vez mais em seu potencial. A combinação de aumento no preço da eletricidade, com setores representativos demandantes de eletricidade e com excelentes recursos solares estimula o crescimento do mercado fotovoltaico nessa região. Já o México tornou-se um mercado promissor em energia solar, com grandes projetos de 300 MW em construção. Semelhante ao Chile, o México tem entraves específicos sobre a rede elétrica e a energia solar é competitiva em mercados spot. O país também conta com contratos externos de fornecimento de energia, o que acirra a competição, assim como os investimentos do país em energia eólica.


“A Intersolar é uma referência mundial em eventos para o setor solar e o Brasil vem a ser o palco das principais discussões sobre tecnologia, regulamentação, tributação e demais temas estratégicos para o desenvolvimento deste mercado”, afirma Mônica Carpenter, diretora da Aranda Eventos, empresa que organiza o evento.

 

Conferência Intersolar South America

Assim como na edição de 2013, a Intersolar South America contará com um ambiente de conferências, com participantes de várias partes do mundo nos segmentos de desenvolvimento de projetos, instalação de sistemas, fabricação de células e módulos fotovoltaicos. Os temas em discussão serão norteados por dois assuntos centrais: Energia Solar Fotovoltaica e Aquecimento e Resfriamento Solar.


Sobre a Intersolar

Os eventos da Intersolar já recebeu aproximadamente três mil expositores e 100 mil visitantes de quatro continentes diferentes, em todas as suas edições. A feira  reúne pessoas e empresas de todas as partes do mundo com o objetivo de aumentar a parcela de energia solar na matriz energética dos países. A Intersolar oferece suporte a todos os profissionais da área, promove relações de parceiras e negócios, além de ser um aglutinador das informações mais recentes de desenvolvimento do mercado, métodos efetivos de produção, e planejamento e financiamento de projetos.  Tanto a feira, quanto a conferência proporcionam perspectivas únicas sobre os temas energia solar fotovoltaica, tecnologias de fabricação e produção fotovoltaica, armazenamento, aquecimento e resfriamento solar e energia termossolar.


Serviço:

Intersolar South America
Data: 26-28 de Agosto de 2014
Horário Exposição: 12h às 20h
Horário Congresso: 26/08, 11h às 17/30  27 e 28/08, das 9h às 15h30
Local: Expo Center Norte – São Paulo – SP
Mais informações: http://www.intersolar.net.br/pt/intersolar-south-america.html.