ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Vox Populi mostra Taques disparado e Riva à frente de Ludio Cabral para governador de MT

Indecisos e nulos chegam a 25%

Data: Sábado, 19/07/2014 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Ronaldo Pacheco

Faltando mais de dois meses para as eleições, o senador José Pedro Taques (PDT), candidato ao governo de Mato Grosso pela coligação ‘Coragem e Atitude para Mudar’, teria chance de se eleger governador já no primeiro turno, já que aparece com 43% das intenções – cerca de 55% dos votos válidos. A principal novidade é que o deputado José Geraldo Riva (PSD), candidato pela coligação ‘Viva Mato Grosso’, já aparece em segundo lugar, com 18%, à frente do ex-vereador Lúdio Cabral (PT), da coligação ‘Amor à Nossa Gente’, com 12%. 


Nulos e brancos chegam a 8%, enquanto os que não sabem em quem votar ou não responderam atingem 15%, o que somado dá quase um quarto do eleitorado. É o que revela a primeira pesquisa Vox Populirealizada em Mato Grosso, neste ano, após as convenções, publicada na edição deste Sábado do jornalDiário de Cuiabá, o mais antigo do Estado.



No mesmo levantamento, os candidatos José Roberto (Psol) e José Marcondes Neto, o ‘Muvuca’ (PHS), aparecem com 3% e 1%, respectivamente. 



Vox Populi realizou a pesquisa entre os dias 11 e 15 de julho, consultando mil eleitores da Capital e do interior. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo 00025/2014. 



Na espontânea, Taques lidera com 8%, seguido pelo senador Blairo Maggi (PR), que não é candidato; vindo na seqüência Riva e Ludio, com 2%, cada. 



A Vox Populi simulou um eventual segundo turno de Taques contra Riva e, também, Taques contra Ludio. Em ambos, o candidato do partido de Leonel Brizola desponta com principal favorito à vitória. No quesito rejeição, Riva aparece com 37% , seguido por José Marcondes Muvuca (8%), Lúdio Cabral (5%) e Pedro Taques (4%). Com 3%, o candidato do Psol tem o menor índice de rejeição. 







Senado

A pesquisa Vox Populi aferiu também a preferência do eleitorado mato-grossense para a única vaga em disputa ao Senado. O favorito é o senador Jayme Campos (DEM), candidato à reeleição, com 40%. Ele é seguido à distância pelo deputado federal Wellingoton Fagundes (PR), com 25%.



Depois, no pelotão de trás, vêm o vereador Juca do Guaraná Filho (PT do B), que não é mais candidato, com 3%; o presidente licenciado da Federação da Agricultura (Famato), Rui Prado (PSD), com 2%; e Gilberto Lopes (Psol) e Amorézio (PHS), ambos com 1%.