ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Rebeldes atacam aeroporto de Cabul, no Afeganistão

Segundo o Ministério do Interior, ação deixou 4 insurgentes mortos. Voos foram cancelados ou desviados provisoriamente e o terminal fechado.

Data: Quinta-feira, 17/07/2014 00:00
Fonte: Da France Presse

Explosões e um forte tiroteio sacudiram na manhã desta quinta-feira (17) o Aeroporto Internacional de Cabul, alvo de um ataque de rebeldes. A ofensiva provocou um confronto com as Forças Armadas do Afeganistão, no qual morreram quatro insurgentes, após quatro horas de combates.


Segundo o Ministério do Interior, um grupo rebelde tomou posição em um prédio em construção por volta das 4h30 local (21h de Brasília na quarta-feira) e abriu fogo com armas automáticas e lança-foguetes RPG contra o aeroporto.


Helicópteros da ISAF (força internacional) e do Exército afegão sobrevoavam a zona do aeroporto, sobre o qual subiam colunas de fumaça. "Os agressores ocuparam um prédio em construção em Qasaba, ao norte do Aeroporto de Cabul, onde foram cercados pelas forças de segurança. Em breve a situação estará sob controle", disse o general Ayub Salangi, ministro do Interior encarregado da segurança.


O porta-voz do Ministério do Interior afegão, Sediq Seddiqi, informou que o local "está sob controle" e que não houve danos nas instalações, nem baixas entre as Forças Armadas. ele disse ainda que um dos insurgentes detonou um colete com explosivos que levava preso ao corpo.


Homem das forças de segurança do Afeganistão toma posição durante confronto com insurgentes em Cabul. (Foto: Mohammad Ismail / Reuters)Homem das forças de segurança do Afeganistão toma posição durante confronto com insurgentes em Cabul. (Foto: Mohammad Ismail / Reuters)

Os talibãs reivindicaram a autoria do ataque através de um comunicado, no qual asseguraram que houve "muitas baixas entre os inimigos".


Segundo um responsável afegão que pediu para não ser identificado, voos foram cancelados ou desviados provisoriamente e o aeroporto internacional foi fechado.


O ataque contra o Aeroporto de Cabul, situado no norte da capital, ocorre dois dias após umatentado suicida contra um mercado que deixou mais de 40 mortos no distrito de Urgun, na província de Paktika.


O Afeganistão passa por um de seus períodos mais violentos desde que as forças de segurança afegãs passaram a ser responsáveis pela segurança, depois que a missão da Otan (Isaf) começou no ano passado seu processo de retirada gradual do país, que será definitivamente concluído no final de 2014.


No entanto, os Estados Unidos anunciaram que vão manter cerca de 9,8 mil soldados em território afegão até o final de 2016.