ARIPUANÃ, Terça-feira, 19/03/2024 -

NOTÍCIA

Senador mineiro Clésio Andrade renuncia ao mandato por motivos de saúde

Data: Terça-feira, 15/07/2014 00:00
Fonte: Reuters

 O senador Clésio Andrade (PMDB-MG), réu em ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo suposto envolvimento no chamado mensalão tucano, renunciou ao mandato nesta terça-feira alegando problemas de saúde.


"(Renuncio) por motivo de acometimento de problema de saúde, que acarretará procedimentos e tratamentos que se estenderão pelo tempo que resta de meu mandato", informou Andrade em ofício encaminhado ao Senado.


"Não optei por licença, uma vez que considero prejuízo ao erário público o recebimento sem o respectivo desempenho das funções", diz o texto lido no plenário pelo vice-presidente da Casa, senador Tião Viana (PT-AC).


No lugar de Andrade, assumirá Antônio Aureliano Sanches de Mendonça, filho do ex-governador mineiro e ex-vice-presidente da República, Antônio Aureliano Chaves de Mendonça.


Segundo a Agência Senado, Andrade terá de se submeter a uma cirurgia devido a um grave problema ósseo e a recuperação do procedimento se estenderá por pelo menos 120 dias.


No STF, Andrade é réu na ação penal que investiga o desvio de verbas públicas em Minas Gerais para o caixa de campanha de Eduardo Azeredo (PSDB) à reeleição do governo estadual em 1998, o chamado mensalão tucano. Andrade era candidato a vice-governador na chapa de Azeredo.


Azeredo renunciou ao mandato de deputado federal neste ano para evitar o julgamento do caso no STF, que enviou o processo para a primeira instância da Justiça Federal de Minas Gerais.


O caso do senador ainda não tem data para ser analisado pelos ministros do Supremo.


(Reportagem de Jeferson Ribeiro)