ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Justiça do Rio nega habeas corpus a executivo da Match

Data: Sexta-feira, 11/07/2014 00:00
Fonte: Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil
 

 

Raymond Whelan, suspeito de chefiar esquema de vendas ilegal de ingressos dos jogos da Copa do Mundo

A polícia do Rio prendeu Raymond Whelan, suspeito de chefiar esquema de venda ilegal de ingressos dos jogos da Copa do Mundo Tomaz Silva/Agência Brasil

 

O plantão judiciário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro negou hoje (11) pedido dehabeas corpus para o diretor da empresa Match, Raymond Whelan. O britânico teve prisão preventiva decretada ontem (10) pela Justiça, por suspeita de envolvimento em um esquema de venda ilegal de ingressos da Copa do Mundo.


Para manter a prisão do suspeito, a Justiça considerou indícios da Polícia Civil de que Whelan é líder do esquema criminoso. De acordo com a decisão da desembargadora Flavia Romano de Resende, ele é suspeito de fornecer, facilitar e desviar ingressos de jogos da Copa, que são revendidos com preços acima do impresso (o que contraria o Estatuto do Torcedor), resultando em “lucros exorbitantes que chegam a 1.000%”.


A Justiça também considerou como provas as 900 ligações telefônicas entre Whelan e integrantes do suposto esquema de venda ilegal de ingressos. Mais 11 investigados pela Operação Jules Rimet, da Polícia Civil fluminense, foram denunciados ontem por associação criminosa e cambismo (venda ilegal de ingressos), dos quais dez tiveram prisão preventiva decretada, inclusive o franco-argelino Lamine Fofana.


A Polícia Civil já o considera foragido, uma vez que não foi encontrado em seu quarto de hotel no Copacabana Palace ontem. A Match é uma empresa que tem direitos exclusivos sobre a comercialização de pacotes de hospitalidade da Copa 2014 (que incluem ingressos e serviços VIP).