ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Palco de Brasil e Colômbia, Castelão receberá seu maior número de turistas

Data: Quinta-feira, 03/07/2014 00:00
Fonte: Agência Brasil/ Danilo Macedo
  

banner Brasil 2014


A partida entre o Brasil e a Colômbia pelas quartas de final da Copa do Mundo deve atrair 47,5 mil turistas à Arena Castelão, em Fortaleza, nesta sexta-feira (4). De acordo com a Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará e a Secretaria de Turismo do Estado, que fizeram o levantamento, o número de turistas no sexto e último jogo da Copa que o estádio receberá é o maior entre as partidas nele disputadas. Desse total, 27,5 mil são de outros estados e 20 mil, de outros países. A eles se somarão 12,8 mil pessoas residentes na capital cearense.

 

Por questões de segurança e da área reservada à imprensa, a Arena Castelão tem capacidade, durante a Copa, para 60.342 torcedores, público alcançado na partida entre o Brasil e o México, pela segunda rodada da competição. Além de Fortaleza, apenas Belo Horizonte terá o privilégio de receber dois jogos da seleção brasileira no caminho traçado rumo ao hexa, caso ela vença a Colômbia e dispute lá uma das semifinais.


Torcedores começam a chegar para o jogo entre as seleções do Brasil e México, na Arena Castelão, em Fortaleza (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Arena Castelão, em Fortaleza, sedia jogo entre o Brasil e a Colômbia pelas quartas de finalMarcello Casal Jr/Agência Brasil


O levantamento do número de turistas leva em conta o local onde os ingressos foram comprados e nem sempre reflete a realidade vista dentro do estádio. Por exemplo, os 1,9 mil chilenos que adquiriram ingressos para a partida, sonhando com a vitória sobre o Brasil, podem tentar devolver ou repassar seus ingressos, enquanto um número muito maior do que os 2 mil colombianos que oficialmente compraram entradas pela internet está em busca da chance de assistir ao jogo.


Os principais mercados emissores, de acordo com o levantamento feito com dados da Federação Internacional de Futebol, foram os Estados Unidos (3,4 mil), a Inglaterra (2,4 mil), Colômbia (2 mil), o Chile (1,9 mil), a Itália (1,5 mil), Austrália (1,2 mil) e o Japão (1mil). Entre os brasileiros, a maioria dos torcedores deve ser de São Paulo, do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, de Pernambuco e do Distrito Federal.


Nas cinco partidas já disputadas na Arena Castelão, o público total chegou a 296,5 mil, representando 98,3% da capacidade. Além da Holanda e do México, se apresentaram no estádio cearense o Uruguai, a Costa Rica, o Brasil, a Alemanha, Gana, a Costa do Marfim e Grécia. A próxima será a Colômbia, uma das sensações desta Copa, e mais uma vez o Brasil, em busca da vaga nas semifinais.