ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

TSE nega liminar que pedia anulação de convenção do PP

Data: Sábado, 28/06/2014 00:00
Fonte: Agência Brasil


 
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves negou nesta sexta-feira o pedido de liminar apresentado pela ala dissidente do Partido Progressista (PP) para suspender os efeitos da convenção nacional da legenda. Na última quarta-feira, os dissidentes saíram inconformados da convenção depois que o presidente do partido, senador Ciro Nogueira (PI), se recusou a colocar em votação uma moção que pedia a neutralidade da sigla nas eleições presidenciais. Em vez disso, Nogueira colocou em votação simbólica uma proposta para que a Executiva Nacional decidisse sobre o assunto.


No pedido de liminar que foi negado hoje, o grupo dissidente, liderado pela senadora Ana Amélia Lemos (RS), alegou que “a proposta (de transferir a decisão para a Executiva Nacional) não foi votada e nem muito menos aprovada: em verdade, o ilustre presidente declarou a resolução aprovada por aclamação sem que tal aprovação tenha sido efetivada pelos convencionais".


'Nenhum presidente recusaria o apoio do PP', diz Ana AméliaClique no link para iniciar o vídeo
"Nenhum presidente recusaria o apoio do PP", diz Ana Amélia


Entretanto, o ministro Henrique Neves considerou que a anulação da convenção impediria que os candidatos do partido a outros cargos conseguissem registro eleitoral, além de não significar por si a garantia de que uma nova convenção seria realizada. O ministro do TSE também apontou em sua decisão que “a possibilidade de renovação ou não da convenção partidária para que se alcance a segurança pretendida pelos autores é questão a ser examinada pelas instâncias partidárias próprias”.


A decisão monocrática do ministro significa que os efeitos da convenção são válidos até que o plenário do TSE julgue definitivamente o pedido de anulação. Como a Executiva Nacional do PP decidiu, logo após a convenção, que o partido irá apoiar a candidatura da presidenta Dilma Rousseff à reeleição, esse apoio continua valendo por enquanto.

 
O grupo dissidente do PP quer a neutralidade do partido para que, nos Estados, os correligionários possam apoiar o candidato à presidência que considerarem conveniente. Segundo a senadora Ana Amélia, se ficar mantida a opção pela presidenta Dilma, ela não terá segurança jurídica para apoiar abertamente Aécio Neves se quiser, embora o partido tenha decidido que a aliança nacional não será obrigatoriamente mantida nos Estados.