ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Palco de 4 jogos da Copa, estádio de MT deve ser cedido à iniciativa privada

Licitação para a concessão da Arena Pantanal deve ser feita até outubro. Vencedor da licitação deve explorar local por até 30 anos.

Data: Quinta-feira, 26/06/2014 00:00
Fonte: G1/MT

O secretário Maurício Guimarães, da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), anunciou nesta terça-feira (24), após o último jogo da Copa do Mundo em Cuiabá, que uma licitação será feita para a concessão da Arena Pantanal, estádio onde foram realizadas as partidas, à iniciativa privada. Todo o processo, tanto licitatório, quanto da contratação da empresa, deve ser concluído até outubro deste ano. O vencedor deverá explorar o espaço por até 30 anos. A data, no entanto, ainda não foi divulgada.


Estreia da Arena Pantanal, no dia 13, jogo entre Chile e Austrália, em Cuiabá (Foto: AFP Photo/Juan Barreto)


A ideia, segundo o secretário, é que todo o complexo poliesportivo se transforme em um novo local de lazer para a população. "A nossa prioridade agora é continuar as obras, concluí-las, e no caso da Arena Pantanal queremos consolidar o processo de concessão da Arena Pantanal, incluindo o Ginásio Aecim Tocantins e a piscina", disse.


O valor da concessão ainda não foi definido e deverá ser fixado depois de serem avaliados todos os custos do estádio desde a realização dos jogos testes. Para ganhar a concessão, a empresa ainda precisa respeitar duas condições que serão impostas pela Secopa. "Tem duas condições primordias: que sirva de indutor para o futebol mato-grossense, fazendo parte desse novo processo do futebol mato-grossense, e que a população possa usá-la como uma nova área de lazer", pontuou Guimarães.


Depois de receber quatro jogos da Copa, a Arena Pantanal ainda pode ser palco de outro grande evento de futebol: a Copa Libertadores, pelo menos é o que revelou o secretário. "Temos jogos do Luverdense, do Cuiabá, e temos jogos do campeonato brasileiro, e, conforme compromisso do Joseph Blatter [presidente da Fifa], podemos ter jogos da Libertadores. Ele se comprometeu a fazer a gestão para que Cuiabá entre nesse circuito sulamericano de futebol", disse.


Após o mundial, a Secopa deve continuar em funcionamento para a conclusão das obras que deveriam ter ficado prontas para a Copa, mas que ainda estão sendo executadas. Mais de 30 projetos ainda estão sendo colocados em prática, a maioria deles relacionados ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).