ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Arena Pantanal se despede da Copa com seu segundo maior público

Segundo a Fifa, 40.340 torcedores assistiram a Japão 1 x 4 Colômbia. Na Copa, público só foi superado na partida entre Nigéria e Bósnia.

Data: Quarta-feira, 25/06/2014 00:00
Fonte: Do G1 MT

Entre brasileiros, japoneses e colombianos, o público que foi assistir à vitória da seleção da Colômbia sobre o time do Japão por 4 a 1 na terça-feira (24) em Cuiabá representou o segundo maior público da Arena Pantanal na Copa do Mundo e em sua curta história. De acordo com a Fifa, que divulgou os números durante o segundo tempo do jogo nos telões do estádio, o espaço foi ocupado por 40.340 pessoas na última participação de Cuiabá na Copa do Mundo deste ano.


Segundo a Fifa, o número de pagantes superou por pouco o de torcedores presentes – 40.350 pessoas. Até então, o maior público já recebido pela Arena Pantanal na competição havia sido de 40.499 pessoas em sua terceira partida na Copa, a vitória da Nigéria sobre a Bósnia por 1 a 0.


Esta foi a ocasião que a própria Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa, responsável pelos preparativos da Copa em Cuiabá) classificou como a mais improvável de lotar o estádio, o jogo “que ninguém queria ver”, devido à suposta baixa popularidade das duas equipes adversárias.

Torcedores japoneses e colombianos se misturam na entrada da Arena Pantanal, em Cuiabá. (Foto: Marcy Monteiro / G1 MT)
Torcedores se misturaram na entrada da Arena.
(Foto: Marcy Monteiro / G1 MT)

Números
Agora, no ranking de lotação do estádio, em terceiro lugar está a partida de estreia de Cuiabá na Copa, Chile 3 x 1 Austrália, quando 40.275 pessoas estiveram presentes no estádio.

 

A única partida com menos de 40 mil pessoas foi o empate por 1 a 1 entre Rússia e Coréia do Sul, com 37.603 pessoas. Antes da Copa do Mundo, o maior público da Arena Pantanal havia sido de 21.385 pessoas na partida entre Cuiabá e Internacional, pela Copa do Brasil, segundo a Secopa.

 

Cidade
Na capital mato-grossense, o último jogo de sua participação na Copa do Mundo não teve registro de incidentes graves no trânsito de torcedores até o estádio ou com destino à Fifa Fan Fest. O fluxo também foi facilitado nas ruas em parte devido ao ponto facultativo decretado pelo governo do estado e pelo município no serviço público, mas grande parte do comércio e das agências bancárias manteve o funcionamento normal.

 

No centro da cidade, um grupo de aproximadamente 40 pessoas realizou um protesto contra os gastos do poder público com a competição da Fifa. O ato foi concentrado na Praça Ipiranga, uma das principais do centro da capital, uma hora antes do jogo. No local, os manifestantes lembraram as mortes de operários nas obras de estádios da Copa em todo o Brasil. Não houve registro de qualquer ocorrência ligada ao protesto.