ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Arena Castelão recebe nesta terça duelo Brasil e México

Seleção brasileira repete rival das Confederações às 16h, em Fortaleza. A previsão do tempo é sol, com muitas nuvens.

Data: Terça-feira, 17/06/2014 00:00
Fonte: Do G1 CE
Brasil x México (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)Torcedores do Brasil e do México na Copa das Confederações (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)

Quase um ano depois, a seleção brasileira volta a Fortaleza para repetir o duelo com a seleção mexicana na Arena Castelão. A segunda partida do Brasil na Copa do Mundo será nesta terça-feira (17), às 16 horas. O primeiro encontro das seleções, no dia 19 de junho de 2013, na Copa das Confederações, teve vitória do Brasil por 2 x 0 e, até hoje, é lembrado como um dia histórico pelos jogadores e o técnico Felipão.


 
+ DA COPA
Tudo sobre as cidades-sede e os jogos

Fortaleza terá uma terça-feira de sol com muitas nuvens durante a manhã e tarde, horário do jogo, com possibilidade de períodos de nublado, com chuva qualquer hora, de acordo com previsão do Climatempo. A temperatura máxima prevista é de 30°C e, a mínima, de 22°C (veja previsão completa)


Feriado
Pelo jogo ser no meio da semana, a Prefeitura de Fortaleza decretou feriado municipal para todos os setores. De acordo com a Fifa, todos os ingressos para a partida entre Brasil e México foram vendidos com antecedência, com 16.614 compradores estrangeiros e 43.452 de outros estados do Brasil.


A torcida mexicana vem reforçada. Umtransatlântico atracou em Fortaleza na madrugada da segunda-feira (16) com 3.600 torcedores mexicanos. De acordo com a Secretaria do Turismo do Ceará, outros 12 mil estão chegando a Fortaleza em voos fretados, domésticos ou ônibus interestaduais, gerando um fluxo de mais de 15 mil turistas do México, somente entre os dias 16 e 18 de junho.

 

Thiago Silva e David Luiz convocam torcida para cantar abraçada (Foto: Ferruccio Feitosa/Divulgação)
Thiago Silva e David Luiz convidam torcida para
cantar hino (Foto: Ferruccio Feitosa/Divulgação)

Por que ver este jogo
Se o Brasil ganhar a partida, a classificação está praticamente garantida para as oitavas-de-final. Além disso, a torcida da Arena Castelão foi a pioneira a continuar o hino nacional à capela, emocionando os jogadores na Copa das Confederações. Este ano, o momento deve ter novidades. Pelas redes sociais, os jogadoresDavid Luiz e Thiago Silva gravaram um vídeo para convocar a torcida para cantar o hino abraçada no jogo em Fortaleza.


Trânsito
Mesmo com alguns pontos congestionados antes do jogo Uruguai e Costa Rica, a Prefeitura de Fortaleza afirma o esquema de trânsito para Brasil e México continuará o mesmo da primeira partida da Copa na capital cearense. Ainda segundo a prefeitura, o fluxo de veículos deve melhorar porque o dia será feriado.


A operação teve início à meia-noite da segunda-feira (16) com a remoção dos veículos estacionados em locais proibidos e implantação dos postos de triagem e bloqueios no entorno da Arena Castelão.


Os primeiros postos de triagem estão montados nos cruzamentos das avenidas Alberto Craveiro x Senador Carlos Jereissati, Juscelino Kubitschek x Presidente Costa e Silva (Perimetral), Deputado Paulino Rocha x BR-116 e Dr. Silas Munguba x R. Desembargador Otacílio Peixoto, por onde apenas veículos credenciados e coletivos poderão passar.O acesso local estará garantido.


Além desse controle inicial, os Postos de Verificação Veicular (PVVs) montados na Av. Alberto Craveiro x R. Paula Frassinetti e Av. Paulino Rocha x R. Cel. Zacarias José de França restringirão ainda mais o acesso, permitindo somente a entrada dos veículos credenciados pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). O tráfego será liberado duas horas após o jogo.

 

Ônibus e bolsões
A melhor opção para chegar ao Arena Castelão é utilizar transporte coletivo. A operação de deslocamento terá início às 10h, com 300 ônibus fazendo exclusivamente o deslocamento para o estádio.


Os torcedores poderão ir ou deixar os carros gratuitamente nos shoppings Iguatemi, Via Sul, Parangaba e North Shopping Jóquei, na Universidade de Fortaleza, no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará e no Centro Administrativo do Cambeba. Desses locais partem ônibus a todo instante para a Arena Castelão, de forma expressa. Para garantir o embarque basta apresentar o ingresso da partida.


Além dos ônibus que sairão dos bolsões, também sairão linhas especiais do Aeroporto Internacional de Fortaleza e dos pontos de paradas da Avenida Abolição, entre a Rua José Vilar e a Via Expressa, no sentido Praia de Iracema/Mucuripe. Para atender a zona hoteleira da Praia do Futuro, serão novamente disponibilizadas duas linhas especiais que farão a ligação até o bolsão do Shopping Iguatemi. Serão atendidas as paradas da Avenida Dioguinho nos trechos entre a Rua Renato Braga e Avenida Santos Dumont e entre a Rua Desembargador Germiniano Jurema e Avenida Santos Dumont.


Na chegada ao estádio, os coletivos farão novamente o desembarque dos passageiros pelas avenidas Paulino Rocha, Dr. Silas Munguba e Alberto Craveiro, por onde seguirão a pé, passando por um corredor exclusivo para pedestres até a entrada da Arena. Idosos, gestantes, pessoas com crianças e pessoas com deficiência devem solicitar aos fiscais antes de entrar nos ônibus uma pulseira de prioridade para serem levados mais próximo do Castelão do que os demais. A orientação é que após a partida os torcedores devem realizar o embarque de volta nos mesmos locais onde desembarcaram.


Michel Teló divulga "Sunset" em turnê pelo Brasil (Foto: Fernando Hiro/Divulgação)
Michel Teló se apresentará nesta terça-feira na Fan
Fest(Foto: Fernando Hiro/Divulgação)

Fan Fest
Localizada no Aterro da Praia de Iracema, aFan Fest terá os portões abertos às 11h nesta terça-feira (17). O primeiro a se apresentar é DJ Diego Grecchi. Às 11h30, terá Camaleões da Vila.  Às 13h, o jogo Bélgica x Argélia será transmitido. Às 15h, a dupla Ítalo e Renno entra no palco para esquentar para o jogo Brasil x México. Depois da partida, às 18h05, Michel Teló se apresenta no palco. O cantor retorna ao palco após a transmissão de Rússia x Correia do Sul. 
 

O que fazer
Como o jogo é às 16h, a dica é levantar cedo para conhecer a capital cearense. Uma opção é praticar exercícios ou apenas caminhar pela Avenida Beira-Mar. Os visitantes podem garantir bons cliques no Espigão da Rui Barbosa. O local foi sugerido pelo ator Jesuíta Barbosa para o Guia de Cidades da Copa do G1 e fica logo após o aterro da Praia de Iracema, onde está montada a estrutura da Fan Fest.


Espigão na Praia de Iracema é visitado por visitantes e moradores de Fortaleza. (Foto: Prefeitura de Fortaleza/Divulgação)Espigão na Praia de Iracema é visitado por visitantes e moradores de Fortaleza. (Foto: Prefeitura de Fortaleza/Divulgação)

Para quem quiser fazer compras, uma opção é o Mercado Central, um principais pontos para quem quer comprar artesanato ou algum produto típico do Ceará. O local, aberto todos os dias da semana, conta com 559 boxes que comercializam de redes e bordados a castanhas de caju.

 

Depois do jogo
Após o jogo, para repor as energias, o visitante pode conhecer umas das três unidades doRestaurante Coco Bambu. O mais antigo fica na Rua Canuto de Aguiar e é inspirado nas florestas tropicais. No cardápio, o frequentador pode encontrar boas opções de pizzas, tapiocas, crepes, saladas e pratos com frutos do mar e carne.


Outra dica é o Buoni Amici's Sport Bar, na Praia de Iracema. Além de ser ter umas das melhores pizzas da cidade, o bar, que fica no complexo do Centro Dragão do Mar, tem a temática do futebol. Nesta terça-feira (17), o Boteco do Arlindo, um dos mais tradicionais da cidade também estará aberto. Além dos petiscos, ao bar tem programação musical com DJ's.


Protestos
Um grupo de manifestantes organizou para esta terça-feira (17) pelas redes sociais um protesto contra a realização da Copa do Mundo e os gastos do governo com o evento. Segundo evento agendado no Facebook, os manifestantes irão se concentrar na Avenida Alberto Craveiro, a partir das 11h. A Polícia Militar diz que terá 3.800 policiais militares em campo, além de reforço do Exército, Força Nacional e Guarda Municipal, e que irá formar uma barreira de contenção caso os manifestantes tentem “furar” o perímetro estabelecido pela Fifa.


Mobilidade urbana
Brasil e México será a principal das quatro partidas da primeira fase do Mundial que a capital cearense vai receber. Pelo fluxo de visitantes, a infraestrutura da cidade deverá realmente ser testada sem estar 100% concluída. O BRT  na Avenida Raul Barbosa, umas das principais vias de acesso para a Arena Castelão, também ficou para depois da Copa. As melhorias nas avenidas Alberto Craveiro, Paulino Rocha, Via Expressa e a rotatória do Castelão foram entregues nas vésperas do início do Mundial, mas os corredores exclusivos para ônibus só serão vistos depois da Copa, de acordo com a prefeitura.


Umas das principais obras de mobilidade urbana da Matriz de Responsabilidade da Copa, a obra do Veículo Leve Sobre Trilhos Parangaba-Mucuripe, não foi entregue e segue com prazo indeterminado. Das 10 estações do VLT, apenas uma está pronta.


Os 350 mil visitantes que a capital cearense receberá durante a Copa, de acordo com a Secretaria de Turismo do Ceará, poderão ser recepcionados logo na chegada com obras inacabadas para o Mundial: o Aeroporto e o Porto de Mucuripe. Com um custo de R$ 1,79 milhão, o Aeroporto Internacional Pinto Martins será o único com estrutura provisória entre as cidades sede da Copa do Mundo. O apelidado “puxadinho”, que custou R$ 1,7 milhões, foi alternativa para atender a demanda de passageiros depois dos atrasos da obra de ampliação do terminal. No porto, 92% das obras foram concluídas. Um atraso de nove meses por causa de uma ressaca do mar impediu que o terminal fosse totalmente concluído até a Copa.