ARIPUANÃ, Sábado, 20/04/2024 -

NOTÍCIA

Obama diz que não enviará tropas ao Iraque e estuda outras opções

Em uma declaração sobre a situação no Iraque, Obama advertiu, contudo, que cabe àquele país sanar as suas divisões

Data: Sábado, 14/06/2014 00:00
Fonte: Agência Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (13) que não vai enviar forças terrestres para o Iraque e que estuda outras opções para combater a ofensiva sunita no país árabe. “Não vamos enviar tropas americanas de volta para o combate no Iraque, mas pedi à minha equipe de segurança nacional que prepare outras opções que possam ajudar as forças de segurança iraquianas”, acrescentou.


Em uma declaração sobre a situação no Iraque, Obama advertiu, contudo, que cabe àquele país sanar as suas divisões. 


Em Londres, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, apelou aos dirigentes políticos iraquianos para "permanecerem unidos", em resposta ao avanço dos combatentes jihadistas, que ameaçam tomar a capital, Bagdá, depois de terem tomado várias províncias. "Está na hora de os dirigentes iraquianos se unirem e se mostrarem unidos", disse Kerry, em entrevista coletiva.


Enquanto isso, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia aconselhou os cidadãos turcos a abandonarem as regiões iraquianas diretamente ameaçadas pelos combates que entre jihadistas e o Exército, incluindo a capital.


"Recomendamos aos nossos cidadãos, para sua própria segurança, que saiam mediatamente de Mossul, Kirkuk, Salahuddin, Diyala, Anbar e Bagdá, onde o conflito e a insegurança são mais violentos, assim como aconselhamos que não ofereçam resistência e se rendam”, diz nota divulgada pelo ministério na internet.