ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

MP deflagra sexta fase da Operação Leite Compensado no RS e PR

Cerca de 16 mandados de busca e apreensão são cumpridos nos estados. Produto de má qualidade seria enviado para cooperativa do PR, diz MP.

Data: Quarta-feira, 11/06/2014 00:00
Fonte: Brunna Colossi Do G1 RS
Sexta fase da Operação Leite Compen$ado em São Martinho, região Noroeste do RS (Foto: Brunna Colossi/RBS TV)
São Martinho, no Noroeste, é 1 das 10 cidades onde a operação foi deflagrada (Foto: Brunna Colossi/RBS TV)

O Ministério Público (MP) cumpre 16 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão, simultaneamente, na sexta fase da Operação Leite Compensado, deflagrada na manhã desta quarta-feira (11), em 10 municípios da Região Noroeste do Rio Grande do Sul e em Londrina, no Paraná. As investigações duraram seis meses e apontam que uma cooperativa paranaense comprava o produto já fraudado no estado gaúcho. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além da Receita Estadual, acompanham a operação. Três pessoas já foram presas. Outras duas estão sendo procuradas.


Sexta fase da Operação Leite Compen$ado em São Martinho, região Noroeste do RS (Foto: Brunna Colossi/RBS TV)
Empresa de São Martinho está envolvida na fraude
do leite (Foto: Brunna Colossi/RBS TV)

O leite de má qualidade está sendo recolhido pelo Mapa para análise. Já a Receita Estadual analisa as documentações. Em São Martinho, uma unidade de resfriamento  mandava ao Paraná mais de 7 milhões de litros de leite, segundo o MP.


Na empresa, um homem foi preso. Conforme o MP, ele é responsável pela captação do corpo de resfriamento na Confepar. O G1 tenta contato com a empresa.


Outra pessoa presa suspeita de envolvimento no esquema é de uma companhia de Campinas das Missões. O terceiro suspeito foi detido em Taquaruçu do Sul.


Além disso, a Justiça de Santo Augusto autorizou a apreensão de 24 caminhões utilizados para transportar o leite adulterado. A empresa paranaense Confepar Agro-industrial Cooperativa Central seria a responsável por receber e revender o leite para o consumidor final com a marca Polly. O produto é revendido, além do Paraná, para São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.


A operação é deflagrada nas cidades de São Martinho, São Valério do Sul, Cruz Alta, Coronel Barros, Crissiumal, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Ibirubá, Taquaruçu do Sul e Ijuí. Conforme a Promotoria de Justiça Especializada do Consumidor, 60 laudos de análises realizadas pelo laboratório credenciado junto ao Mapa apontaram adulteração com adição de água e/ou deteriorização. As amostras foram coletadas nos dias 12 de março de 3 de abril deste ano e representam 192 mil litros de leite.

 

Entenda
A Operação Leite Compensado, do Ministério Público, teve sua primeira fase desencadeada em 8 de maio do ano passado. As investigações apontaram para um esquema que adulterou cerca de 100 milhões de litros do produto no estado. Na ocasião, o MP revelou que transportadores estavam adicionando água e ureia (que contém formol) ao leite crú para aumentar o volume e disfarçar a perda nutricional no caminho entre a propriedade rural e a indústria. O esquema era realizado em postos de resfriamento.


Na primeira fase, foram identificadas fraudes nos municípios de Guaporé, Horizontina e Ibirubá. Quinze pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público e oito foram presas. Destas, quatro estão em liberdade. Seis pessoas foram condenadas pela Comarca de Ibirubá. A sentença foi proferida pelo juiz Ralph Moraes Langanke em dezembro de 2013.


A segunda fase da Operação Leite Compensado foi deflagrada em 22 de maio do ano passado nos municípios de Ronda Alta e Boa Vista do Buricá. Quatro pessoas foram presas e seis foram denunciadas pelo MP. Dessas, três estão em liberdade. O processo ainda está em andamento e ninguém foi condenado. Já a terceira etapa foi realizada em 7 de novembro de 2013 no município de Três de Maio. Quatro pessoas foram denunciadas. Ninguém foi preso.


A quarta fase foi desencadeada 14 de março deste ano nas cidades de Condor, Panambi, Tupanciretã, Bossoroca, Capão do Cipó, Vitória das Missões, Ijuí e Santo Augusto. Até agora, uma pessoa foi denunciada. O processo ainda está em andamento.


Para marcar um ano da primeira fase da operação, o MP deflagrou em 8 de maio deste ano a quinta fase da Operação Leite Compensado. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e três de prisão em dez cidades do Vale do Taquari e Vale do Sinos.