ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Partidos e coligações de Rondônia já podem registrar candidaturas

TRE realizou treinamento sobre registro e prestação de contas. Prazo para que candidaturas sejam registradas termina em 5 de julho.

Data: Quarta-feira, 11/06/2014 00:00
Fonte: Ana Fabre Do G1 RO
Treinamento partidos TRE RO (Foto: Ana Fabre/G1)
Cerca de 30 representantes de partidos
participaram do treinamento (Foto: Ana Fabre/G1)

O prazo para o registro de candidaturas no estado de Rondônia foi aberto nesta terça-feira (10). Também a partir de hoje, já podem ser realizadas as convenções partidárias, para a escolha dos candidatos que disputarão as eleições em outubro deste ano.


As escolhas devem ser feitas até o próximo dia 30 e as candidaturas podem ser registradas até 5 de julho. Para alertar os partidos quanto às datas e esclarecer dúvidas sobre os procedimentos do pleito previstos em lei, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) realizou um treinamento com os representantes partidários.


No curso, foram abordados o Sistema de Registro de Candidatura (CANDex) e o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). A utilização das ferramentas é obrigatória para partidos políticos, coligações e candidatos que concorrerão nas eleições de 2014. Segundo o assessor de contas eleitorais e partidárias do TRE-RO, Ozanam Thales, o treinamento é importante, porque, normalmente, as candidaturas são registradas nos últimos dias do prazo e, se houver problemas, possíveis candidatos podem ser prejudicados. "Pedimos para os partidos fazerem o mais rápido possível esse registro de candidatura", destaca.

 

Além disso, houve mudanças nas regras relativas à arrecadação e gastos dos partidos e diretórios. De acordo com a resolução n.º 23.406 de 2014, a prestação de contas dos candidatos nas eleições deste ano terá de chegar à Justiça Eleitoral com a chancela de um advogado e de um contador. Já a constituição de comitês financeiros não é mais obrigatória. "As mudanças foram implementadas para haver uma maior transparência, exigida pela sociedade, e uma maior confiabilidade nas contas", explicou Ozanam.


Ao todo, cerca de 30 integrantes dos partidos de Rondônia participaram do treinamento.