ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ministro Gilmar Mendes toma posse e é novo vice-presidente do TSE

Ele é ministro do Supremo desde 2002 e já presidiu a Corte eleitoral

Data: Quarta-feira, 11/06/2014 00:00
Fonte: G1

Foto: TSE

O ministro Gilmar Mendes assina termo de posse como vice-presidente do TSE; atrás, o ministro e presidente do tribunal, Dias Toffoli

O ministro Gilmar Mendes assina termo de posse como vice-presidente do TSE; atrás, o ministro e presidente do tribunal, Dias Toffoli


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou posse na noite de terça-feira (10) como vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para um mandato de dois anos.


Mendes é ministro efetivo do TSE desde 13 de fevereiro. Devido a um compromisso oficial, ele não tomou posse do cargo há quase um mês, quando Dias Toffoli, também do Supremo, assumiu a presidência do tribunal.


Gilmar Mendes já integrou o TSE entre 2004 e 2006, ocasião em que presidiu a Corte eleitoral.


Além de Toffoli e Mendes, o Supremo terá como representante no TSE Luiz Fux. Dos sete integrantes do tribunal eleitoral, três são do Supremo, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois, advogados da área eleitoral.


Participaram da cerimônia o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e ministros do Supremo, como Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki e Rosa Weber.


Nascido em Diamantino, em Mato Grosso, Gilmar Mendes é ministro do Supremo desde 2002, indicado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.


Antes, foi advogado-geral da União, subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República e procurador da República. Ele também é professor de Direito Constitucional.