ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Indea-MT intensifica fiscalização em fronteira devido a Copa

Data: Terça-feira, 10/06/2014 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Viviane Petroli

 

Foto: Reprodução

Indea-MT  intensifica fiscalização em fronteira devido a Copa


O Instituto de Defesa Agropecuária em Mato Grosso (Indea-MT) intensifica a partir de hoje (10) a fiscalização em todas as barreiras nas divisas de Mato Grosso com outros Estados e a Bolívia. O objetivo é evitar que novas pragas e doenças entrem no Brasil e atinjam as lavouras e animais. A estimativa é que 350 novas pragas podem entrar no país durante o mundial, das quais 225 espécies devem vir na "bagagem" dos Estados Unidos. Em Mato Grosso a maior preocupação é quanto à diarréia suína.

 
Conforme o coordenador de Defesa Sanitária Vegetal do Indea-MT, Ronaldo Medeiros, o controle será rigoroso principalmente no que diz respeito à bagagem dos turistas.



“Elevamos nosso quadro de fiscais, médicos veterinários e agrônomos nas barreiras fiscais. A divisa com a Bolívia requer mais atenção, porém estamos tomando devidas medidas nos postos fiscais interestaduais, também”, salienta Medeiros.



Como o Agro Olhar já comentou há receio por parte dos produtores rurais em Mato Grosso quanto à entrada de novas doenças e pragas com a vinda de inúmeros turistas devido a Copa do Mundo de 2014, que inicia na próxima quinta-feira (12). Ao todo 31 delegações virão para o Brasil.