ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Segundo dia de greve do Metrô tem três linhas operando parcialmente em São Paulo

Linhas 1-Azul , 2-Verde e 3-Vermelha estão operando em parte das suas extensões; Linha 5-Lilás abriu de novo no atraso

Data: Sexta-feira, 06/06/2014 00:00
Fonte: Por iG São Paulo


As linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô de São Paulo estão operando parcialmente nesta sexta-feira (6), no segundo dia consecutivo de paralisação em função da greve dos metroviários. As linhas 4-Amarela e 5-Lilás funcionam em todas as estações.

 

As três linhas que operam parcialmente abriram com atraso de algumas horas. A Linha 1-Azul funciona entre as estações Ana Rosa e Luz; a Linha 2-Azul está aberta entre as estações Ana Rosa e Vila Madalena; e a Linha 3-Vermelha opera entre Bresser-Mooca e Santa Cecília.


As outras duas linhas do Metrô funcionam em sua totalidade. A Linha 5-Lilás começou sua operação com 50 minutos de atraso, às 5h30. Já a Linha 4-Amarela, operada pela Via Quatro, tem funcionamento normal desde a abertura, às 4h40.


Confusão


Ana Flávia Oliveira

Movimentação na estação Ana Rosa do Metrô de São Paulo, após confronto entre manifestantes e policias, nesta sexta-feira (06), no segundo dia de greve dos metroviários


Segundo a companhia do Metrô, houve piquetes nas estações Ana Rosa, na zona sul e Bresser, na zona leste, para impedir a entrada de funcionários que não estavam aderindo ao movimento. A Polícia Militar foi acionada para dispersar os manifestantes.


Na estação Ana Rosa, policiais e manifestantes entraram em confronto e houve disparo de bombas de efeito moral. A estação foi liberada em seguida e está aberta nesta sexta-feira.


Trânsito

Assim como ocorreu na quinta-feira (05), a cidade de São Paulo registrou recorde de lentidão no trânsito. Para piorar ainda mais, a chuva que atinge a capital piora ainda mais a condição para circular.


Greve

Nesta quinta-feira (05), representantes do Metrô e do sindicato tentaram entendimento em uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. De acordo com o sindicato, os representantes da categoria se propuseram a aceitar um valor menor de reajuste salarial do que o inicialmente pedido. Antes, a reivindicação era de 16,5% de aumento, mas, diante da não aceitação da proposta, a categoria falou em aceitar 12,2%. No entanto, o Metrô manteve seu posicionamento de dar 8,7% de reajuste, mantendo o impasse.

 

Trens e ônibus

Diante da continuidade da greve, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que os trens da empresa circulam com menor intervalo, em todas as linhas. A estação Corinthians-Itaquera, que atende à Linha 11-Coral, segundo a CPTM, começou fechada por questão de segurança, mas depois foi reaberta. 


Ontem, o fechamento dessa estação na zona leste provocou confusão. Usuários ficaram revoltados, derrubaram e quebraram grades para entrar na área de embarque dos trens da CPTM. A Polícia Militar precisou ser chamada. Segundo a CPTM, a SPTrans deve alterar hoje o itinerário dos ônibus com destino à Corinthians-Itaquera, de forma a redistribuir os coletivos nas demais estações para equalizar o fluxo de usuários.


A Linha 7-Rubi da CPTM, que liga o centro de São Paulo à cidade de Francisco Morato, terá a operação estendida até a Estação Brás, na zona leste.