ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

OMS estima em 200 número de mortos pelo Ebola na Guiné

Data: Quarta-feira, 04/06/2014 00:00
Fonte: AFP

Mais de 200 pessoas morreram vítimas de um subtipo altamente contagioso do vírus Ebola na Guiné, tornando esta um dos surtos mais letais da doença, informou nesta quarta-feira a Organização Mundial da Saúde.


A agência sanitária da ONU informou ter registrado até agora 328 casos confirmados ou suspeitos de Ebola na Guiné, incluindo 208 mortes, sendo 21 delas reportadas entre 29 de maio e 1º de junho.


As vizinhas Serra Leoa e Libéria também foram afetadas de forma crescente, continuou a OMS, que descreveu o primeiro surto na África ocidental da febre hemorrágica mortal como uma das mais desafiadoras desde que o vírus foi identificado pela primeira vez em 1976 no que hoje é a República Democrática do Congo.


Duzentos e oitenta pessoas morreram neste surto, que foi o mais mortal já registrado.


Até agora, 79 casos confirmados e suspeitos foram registrados em Serra Leoa, que viu o número de mortos vítimas da doença saltar de um por semana para seis, informou a agência.


Enquanto isso, o vírus parece ter ressurgido na Libéria, que no começo do ano viu 12 casos suspeitos e confirmados de Ebola, incluindo 9 mortos, mas não viu novos casos nos últimos dois meses.


Segundo a OMS, uma pessoa supostamente infectada em Serra Lea cruzou a fronteira e morreu em Foya. O corpo foi levado para Kailahun para ser sepultado.