ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Dilma critica 'considerações indevidas' sobre organização da Copa

Presidente reagiu em entrevista a críticas de dirigente da Fifa. Para ela, manifestações na Copa são legítimas, mas quebra-quebra, não.

Data: Terça-feira, 03/06/2014 00:00
Fonte: Do G1, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff reagiu nesta terça-feira (3) às declarações do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, de que o Brasil está mais preocupado em conquistar o título da Copa do Mundo do que em organizar o evento.


Indagada, em entrevista à TV Bandeirantes, se concordava com as declarações, ela afirmou que não tem concordado "há muito tempo com declarações variadas. Há muito tempo eu não concordo".


É incorreta a forma pela qual um país que recebe a Copa é obrigado a escutar certas considerações indevidas a respeito de si mesmo e de sua soberania, um país que tem condições, de forma absolutamente ordeira, de fazer a melhor Copa do Mundo."

Em seguida, disse que são "indevidas" as considerações feitas sobre um país responsável pela organização de uma Copa do Mundo.


"É incorreta a forma pela qual um país que recebe a Copa é obrigado a escutar certas considerações indevidas a respeito de si mesmo e de sua soberania, um país que tem condições, de forma absolutamente ordeira, de fazer a melhor Copa do Mundo.", declarou.


'Baderna'
A presidente também disse na entrevista que o governo não admitirá "qualquer tipo de baderna" durante a Copa do Mundo. A Copa começa no próximo dia 12, com o jogo entre Brasil e Croácia, em São Paulo.


Ela fez a declaração em entrevista à TV Bandeirantes, levada ao ar na noite desta terça. A presidente fez referência à "baderna" depois de afirmar que ofereceu o auxílio das Forças Armadas aos governadores de todos os 12 estados-sede de jogos da Copa.


Não admitiremos, não admitiremos mesmo, que haja qualquer tipo de baderna tentando impedir que as pessoas assistam à Copa do Mundo, que as pessoas tenham acesso à Copa do Mundo.

"Nós estamos trabalhando de forma muito intensa para que as condições de segurança dos chefes de Estado e de governo que vão nos visitar – e são muitos – e as delegações que venham para cá, e que todos os torcedores, turistas e apreciadores de futebol tenham condições de segurança. Não admitiremos, não admitiremos mesmo, que haja qualquer tipo de baderna tentando impedir que as pessoas assistam à Copa do Mundo, que as pessoas tenham acesso à Copa do Mundo", declarou.


Segundo ela, as manifestações são "absolutamente legítimas". Ela ressalvou, porém, que "não é legítimo, não é democrático, quebra-quebra, destruir propriedade privada e pública e muito menos, porque aí é crime, tirar vida humana".