ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Greve dos enfermeiros em Várzea Grande dobra o número de atendimento no Pronto-Socorro de Cuiabá

Data: Terça-feira, 03/06/2014 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Priscilla Silva

A greve dos enfermeiros no Pronto-Socorro de Várzea Grande dobrou o número de atendimento no Pronto-Socorro de Cuiabá. A unidade que diariamente atende cerca de 100 pessoas desde ontem já atendeu aproximadamente 200 pacientes, conforme informou o diretor do PSM de Cuiabá, José Antônio Figueiredo.

 

A unidade que já padece com superlotações e abriga pacientes até nos corredores está ainda mais abarrotada. “Estamos atendendo acima da nossa capacidade e o aumento acontece principalmente por causa da greve em Várzea Grande, para se ter uma ideia hoje temos cerca de 50 paciente na sala de sutura - onde são feitos os pontos cirúrgicos – que tem capacidade de 10 a 12 pacientes na maca”, explica o diretor.


A greve dos enfermeiros do Pronto-Socorro de Várzea Grande teve início na segunda-feira (02). Apenas 30% dos profissionais que atuam no hospital estão trabalhando. O motivo seria o não cumprimento do acordo firmado entre a Prefeitura e a categoria teria sido o estopim para a deflagração da paralisação.


“Estamos há quatro anos sem aumento e no início do mês de maio nós delineamos que seria dado um aumento de 10% de forma linear mais 6% nas tabelas”, informou o presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Mato Grosso, Djalma Soares. O acordo não foi cumprido. “Os profissionais ainda receberam apenas a metade dos salários do mês de junho, que foi paga no último dia 30”, afirma o presidente.


Em entrevista ao site Olhar Direto, o secretário de Saúde de Várzea Grande, Daud Mohad Khamis Jaber Abdallah, reconheceu que houve falha na comunicação da secretaria responsável pelo pagamento das folhas. Entretanto, o secretário se diz surpreso com a paralisação dos enfermeiros, uma vez no último sábado (31) ele esteve no Pronto-Socorro Municipal para reafirmar o acordo e esclarecer que os adicionais como noturnos e de insalubridade serão pagos no próximo dia 10 deste mês.


Daud explicou que o projeto de reajuste só foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo Prefeito Wallace Guimarães no último dia 27, momento em que a folha de pagamento já estava fechada. Ainda de acordo com ele, o reajuste não é exclusivo dos profissionais da enfermagem e abrange todas as secretarias do município.