ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ex-secretário de Saúde de Aripuanã emite nota de esclarecimento

Data: Terça-feira, 03/06/2014 00:00
Fonte: Da Assessoria/ foto: TOP NEWS

 

Conforme noticiado pela mídia nos últimos dias,  a recomendação feita pelo Ministério Público da minha exoneração do cargo de Secretario Municipal de Saúde venho esclarecer que coloquei o cargo a disposição do Exmo. Prefeito Ednilson Luiz Faitta, com o intuito de não prejudicar o bom andamento da sua gestão e para que toda e qualquer investigação fosse feita de forma transparente e idônea.

 

Quero deixar claro que não consigo vislumbrar incoerência alguma em ter uma profissão, me dedicar a ela e ao mesmo tempo distribuir meu tempo laboral em um órgão público e uma entidade privada de forma digna e honesta. Quantos políticos, vereadores e servidores de nossa cidade exercem atividades paralelas ao cargo público?

 

Este é um cargo em que não se tem sábados, domingos e feriados, manhãs, tardes, noites e madrugadas.  Sempre estive de prontidão para atender todas as demandas que a mim chegavam, mesmo com os parcos recursos que a Prefeitura possui e que está sendo sacrificada sem o apoio do governo estadual. A minha integralidade e dedicação à Secretaria é comprovada na evolução de nosso trabalho e de toda a equipe.  

 

Em um ano e 5 meses lutei e busquei o que há de melhor para o sistema de saúde de nossa cidade, defendendo os interesses de nossos cidadãos a nível federal, estadual e regional. Não há possibilidade alguma de se consertar totalmente, em tão pouco tempo, o sistema combalido e dilapidado que recebi. 

 

Conseguimos, em audiência pública, o aval da população para que o recurso da emenda do senador Pedro Taques fosse aplicado totalmente na saúde de nosso município.

 

Firmamos um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com o Ministério Público determinando a aplicação de todo o montante captado, com a venda de um lote de madeira apreendida pelo IBAMA, no Hospital Municipal. Faço aqui uma indagação: “Será que se o Ministério Público tivesse detectado algum problema na minha gestão disponibilizaria todo este recurso financeiro para que eu, como secretário, administrasse?”.

 

Quando assumi, o Consorcio Intermunicipal de Saúde estava desativado a 8 meses por falta de pagamento. Efetuamos os pagamentos em atraso, mantivemos em dia as contas e pudemos reabri-lo, reativando assim o sistema de saúde que estava em colapso, proporcionando à população o  atendimento especializado, o qual não fora interrompido em momento algum. Inclusive conseguimos aumentar a oferta com a inclusão de outras especialidades.

 

Firmamos juntos com o Sindicato Rural de Aripuanã, uma parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, onde conseguimos trazer a sua equipe de especialistas para prestar assistência em nossa cidade, fazendo tratamento de vários tipos de câncer.

 

Fizemos um trabalho de recuperação de maquinário e equipamentos. Compramos e recebemos doações de novos equipamentos para o Hospital, doações estas que refletiram a confiança em nosso trabalho.

 

Ao assumir, possuíamos apenas 5 carros em condições de uso e mesmo assim em condições precárias.  Deixamos hoje para a população, 12 veículos em condições muito superiores, além do que, adquirimos mais uma ambulância, através de emenda da deputada Luciane Bezerra.

 

Compramos 1 barco e 1 motor para que a equipe de Agentes de Combate a Endemias pudesse realizar seu trabalho de forma mais eficiente e independente.

Conseguimos iniciar as obras de ampliação das UBS - Unidades Básicas de Saúde do Centro, de Conselvan e do Planalto.  Estas últimas tendo um tratamento maior devido às condições em que se encontravam, sendo, portanto totalmente reformadas.

 

Ativamos o atendimento em todas as UBS e os atendimentos no interior com as visitas de toda a equipe, inclusive médicos.

 

Algumas UBS’s funcionavam de modo precário com atendimento reduzido, pois tínhamos apenas 5 médicos trabalhando pelo município, hoje temos 7.

Trouxemos mais profissionais médicos que investiram em nossa cidade, com a abertura de consultório particular, para assim aumentar a oferta de serviços à nossa população.

 

Conseguimos recursos para a implantação da Farmácia Viva, que será instalada em nosso município e inclusive irá trazer mais um meio de subsistência para a agricultura familiar.

 

Na Comunidade de Conselvan aumentamos nosso quadro de colaboradores com a contratação de uma excelente enfermeira, experiente em pronto atendimento e mais 2 técnicos de enfermagem, incrementado o atendimento a uma população tão necessitada, além do dentista 40 h semanais.

 

Aderimos aos programas: Saúde do Homem; Programa de Violência no Trânsito; Programa contra a violência sexual e doméstica; Programa Mais Médicos, onde fomos contemplados, neste último, com a vinda de um ótimo Profissional.

Implantamos a Saúde nas Escolas através do Programa PSE.

 

Iniciamos a informatização de todas as nossas UBS’s através da implantação do Sistema e-SUS, criando a conectividade entre as unidades e a Secretaria Municipal.

 

Iniciamos a confecção da normatização da assistência de enfermagem nas Unidades de Saúde da Família, além dos POP’s – Protocolo Operacional Padrão, nas UBS’s e Hospital Municipal.

 

Implantamos o Sistema Lira (Levantamento de Infestação Predial). Aumentamos os domicílios borrifados contra a malária de 154 para 179, tendo como resultado a queda de 76 para 17 os casos de exames positivos para malária.

 

Realizamos 52.637 Visitas Domiciliares (ACE) Dengue, contra 48.742 da gestão anterior.  Como conseqüência, os Domicílios Notificados por focos de Dengue aumentaram de 187 para 357, fazendo com que os casos notificados caíssem de 428 para 138.

 

Aumentamos os encaminhados para consultas e exames eletivos para Juína, de 240 para 578, já para Cuiabá tivemos um acréscimo de 313 para 513.

 

Deixo claro que respeito e acato todas as determinações vindas de tão respeitado órgão, o Ministério Publico, mas não posso aceitar e baixar a minha cabeça para as acusações apontadas. Rechaço o prejuízo ao erário, a mim incutido, pela acusação de enriquecimento ilícito e muito menos omissão no cumprimento dos deveres pertinentes ao cargo que ocupei, sacrificando os interesses da comunidade, abandonando os serviços na Secretaria para prestar atendimento em minha clínica particular, aja visto todo o empenho e trabalho realizado acima descrito. 

 

Agradeço ao Exmo. Prefeito Ednilson Luiz Faitta pela confiança, apoio e por ter me dado condições de desenvolver um ótimo trabalho. Quero agradecer a toda à população pelas criticas, pois são estas que nos fazem melhorar e buscar o aperfeiçoamento do nosso trabalho.

 

Deixo o meu agradecimento à equipe da Saúde e da Prefeitura com a qual tive a oportunidade de conviver e aprender muito neste período. Temos muitos servidores e colaboradores competentes e imbuídos em fazer o melhor por nossa cidade. Vocês estão de parabéns!

 

Somos servidores públicos, não políticos, em saúde não devemos nunca fazer política, devemos prestar assistência e não praticar o assistencialismo.

 

A gratidão de servir ao próximo e de se trabalhar em saúde é muito maior que qualquer intenção política, mas infelizmente alguns tem se deixado iludir por uma política mesquinha, não pensando em trazer benefícios para o município e sim defender interesses politiqueiros.

 

Saúde se faz com ações, humanidade, abnegação e gratidão, não com política. Tenho a certeza de que o trabalho por mim realizado e alicerçado nas bases da honestidade, igualdade, humanidade, caráter, empenho e dedicação, refletirá em uma cidade um pouco melhor.

 

Dr. Clayton de Carvalho Esteves