ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

As divisões de Mato Grosso

Curioso é que há vários projetos no Congresso propondo mais "cortes"

Data: Terça-feira, 03/06/2014 00:00
Fonte: Por WILSON SANTOS

Mato Grosso é o terceiro maior Estado brasileiro em extensão territorial, tem área superior a 903.366 km2, e já foi maior que o atual Estado do Pará.


Todas as alterações de tamanho ocorreram no século XX, através de três divisões, uma reincorporação e uma cessão de terras.


Na segunda metade do século XVII (1650 em diante) e início do século XVIII, nossa região era visitada esporadicamente por desbravadores e curiosos que cortavam o território brasileiro de Leste a Oeste, numa marcha de reconhecimento do interior da Colônia.


Quando da fundação de Cuiabá em 1719, toda esta região pertencia à capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que em 1720 foi separada pelo governo português e nosso território passou à novel capitania de São Paulo, inclusive ,tendo Cuiabá como capital durante 18 meses (1726-1728).


Mato Grosso é elevado a condição de Capitania Real (porque pertencia a Portugal e não a donatários privados) em 1748, separando-se da Capitania de São Paulo. "Atualmente, existem no Congresso Nacional vários projetos que propõem novas divisões em Mato Grosso"


Mato Grosso já nasceu imenso, gigante, com mais de 1,4 milhão de quilômetros quadrados, tamanho que se manteve até 1943.


Foi nos governos do presidente Rodrigues Alves (1902- 906) e de Totó Paes em MT (1903-1906) que houve a primeira alteração no tamanho do Estado, quando cedemos 1.000 km2 à Bolívia, atendendo exigência da República vizinha, na ampla negociação diplomática que culminou com a compra do Acre pelo Brasil, em 1903, materializada no Tratado de Petrópólis.


A segunda redução do território mato-grossense ocorreu em 1943, com o presidente Getúlio Vargas, criando seis territórios federais no Brasil, dois em terras mato-grossenses (Guaporé e Ponta Porã).


O Guaporé vingou e em 1956 passou a chamar se Rondônia (Rondon, o homenageado, vivia no Rio de Janeiro) e Ponta Porã teve vida curta, apenas 3 anos e foi reincorporado a Mato Grosso.


A última divisão culminou com a criação do Estado do Mato Grosso do Sul, feita pela Lei Complementar nº 31, de 11 de outubro de 1977, com 357.145 km2 de terras, exclusivas de Mato Grosso.


Atualmente, existem no Congresso Nacional varios projetos que propõem novas divisões em Mato Grosso, de autoria do deputado Welington Fagundes (estados do Araguaia e de Mato Grosso do Norte), dos ex-deputados Rogério Silva (Estado do Mato Grosso do Norte) e Fernando Gabeira (Território do Pantanal), do senador Mozarildo Cavalcante (Estado do Araguaia) e do ex-senador José Roberto Arruda (estados de Aripuanã e de Mato Grosso do Norte).


WILSON SANTOS é professor de História, foi prefeito de Cuiabá por dois mandatos.