ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Obama tranquiliza aliados na Europa e propõe plano de segurança de US$ 1 bilhão

Presidente dos EUA afirmou que compromisso com segurança é sagrado e que pretende ainda melhorar relação com a Rússia

Data: Terça-feira, 03/06/2014 00:00
Fonte: Por iG São Paulo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, garantiu à Polônia e a seus vizinhos do Leste Europeu nesta terça-feira (3) que o compromisso norte-americano com a sua segurança é sagrado, em declarações feitas no início de uma viagem de quatro dias com o objetivo de mostrar a determinação dos EUA em relação à intervenção russa na Ucrânia.

 

Reuters
O presidente dos EUA, Barack Obama, durante coletiva no Palácio Belveder em Varsóvia

 

 

A Casa Branca revelou os planos de uma iniciativa de 1 bilhão dólares para o envio temporário de mais tropas para a Europa, mas não chegou a prometer o reforço de sua presença permanente, buscada por alguns dos aliados dos EUA na região. O governo norte-americano informou ainda que irá reavaliar o seu contingente no continente.


Falando em um hangar no aeroporto de Varsóvia, onde se reuniu com pessoal da Força Aérea norte-americana que participa de um programa conjunto com os poloneses, Obama disse que o compromisso dos EUA para com a Polônia e a região é também um dos pilares da segurança dos EUA.


"Como amigos e aliados estamos unidos juntos", afirmou


Obama, cuja estadia de dois dias em Varsóvia incluirá reuniões com o presidente eleito ucraniano, Petro Poroshenko, e outros líderes de países do leste e centro da Europa.