ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ex-secretário Eder Moraes é preso pela 2ª vez e volta para 'Complexo da Papuda'

Data: Segunda-feira, 02/06/2014 00:00
Fonte: Patrícia Neves/ Olhar Direto

Dois dias depois de ter sido colocado em liberdade, o ex-secretário de fazenda Eder Moraes foi preso novamente no último dia 1º de junho, em Brasília e já foi encaminhado para o Complexo Penitenciário da Papuda. Eder foi preso pela primeira vez em 20 de maio de 2014 durante a 5ª fase da operação Ararath, desencadeada pela Polícia Federal. 



Acusado de orquestrar um esquema para lavagem de dinheiro em Mato Grosso, ele ganhou a liberdade na última sexta-feira, dia 30, mediante a revogação da prisão preventiva pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Entretanto, Eder Moraes também possui prisão preventiva decretada pelo juiz Jeferson Schneider, da 5ª Vara da Justiça Federal em Mato Grosso, ele voltou para unidade prisional. A informação foi confirmada pela  assessoria de imprensa da Justiça Federal que informou que não foi expedida uma nova ordem e, sim, dado cumprimento a uma decisão que não havia sido revogada.



Para solicitar a prisão de Eder Moraes, o Ministério Público Federal (MPF) argumentou ao juiz que o mesmo após o início das apurações das condutas ilícitas que lhe são atribuídas, vinha colocando em risco a instrução processual e convulsionando a própria ordem pública. 



As investigações apontam que Eder Moraes teria falsificado um requerimento do Ministério Público Federal, de lavra do procurador da república Thiago Lemos de Andrade, em que supostamente se postularia a decretação de prisão preventiva em seu desfavor. O documento foi apreendido em sua residência e revela a intenção dele mobilizar pessoas influentes para protegê-lo contra a investigação em curso.