ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Mercado corta previsão de crescimento

Data: Segunda-feira, 02/06/2014 00:00
Fonte: Veja. Abril
foto
Foto: DIVULGAÇÃO


Analistas do mercado financeiro reduziram para 1,5% a previsão de crescimento da economia brasileira em 2014, segundo pesquisa semanal Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira. No levantamento anterior, a perspectiva de alta do Produto Interno Bruto (PIB) estava em 1,63%. Na sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o país cresceu apenas 0,2% no primeiro trimestre deste ano. Para 2015, a expectativa do mercado é de crescimento de 1,85%.


Os investimentos em queda e a baixa confiança da indústria, do consumidor, do setor de serviços e do comércio, indicam quem o segundo trimestre também pode ser ruim para a economia brasileira. A inflação também tem prejudicado o consumo das famílias e, consequentemente, impactado o resultado do PIB. Mesmo assim, os economistas mostraram nesta semana que estão mais confiantes com a desaceleração dos preços.

 
 

Além de terem mantido a expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 6,47% neste ano, diminuíram a da Selic, taxa básica de juros, de 11,25% para 11%, indicando que o Comitê de Política Monetária (Copom) deve ter encerrado - por enquanto - o ciclo de alta dos juros. Para 2015, o mercado espera Selic a 11% e inflação a 6,01% (ante 6% no relatório anterior). Nesta semana sairá a ata da última reunião do Copom, em que o colegiado optou por manter a Selic em 11% ao ano.