ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

PMDB convida Dilma para jantar em apoio à chapa com Michel Temer

No encontro, presidente deve se aproximar de pré-candidatos estaduais. Presidente do PMDB diz que jantar será 'confraternização' com ela.

Data: Quarta-feira, 28/05/2014 00:00
Fonte: Do G1 MT
A cúpula do PMDB convidou a presidente Dilma Rousseff para um jantar nesta terça-feira (27) no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente da República, Michel Temer, em Brasília, para reforçar o apoio de seus principais dirigentes à pré-candidatura da petista ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano.

 
No último dia 14, os caciques da legenda se reuniram na capital federal para discutir o assunto e chegaram à conclusão de que Temer deverá ser mesmo o candidato a vice na chapa de Dilma. O partido, no entanto, só poderá oficializar a aliança durante convenção, marcada para 10 de junho.

 
Apesar de em alguns estados o partido ser coligado com legendas que fazem oposição ao governo da presidente Dilma, o PMDB é um o principal aliado da petista. Além da Vice-presidência da República, o PMDB tem cinco ministros: Edison Lobão (Minas e Energia), Garibaldi Alves (Previdência), Moreira Franco (Aviação Civil), Neri Geller (Agricultura) e Vinicius Lages (Turismo).

 
Ao chegar ao jantar no Palácio do Jaburu, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) afirmou a jornalistas que o encontro servirá como "mais um passo" na aproximação entre o PMDB e o PT mas decisões sobre as eleições nos estados. Segundo Jucá, como nem todos os palanques estão resolvidos, o jantar pode ajudar o PMDB a ouvir Dilma e a presidente a ouvir a cúpula do partido.

 
"O jantar de hoje é um jantar de conversa para discutir a disputa eleitoral, a união do PMDB. Um contato para ouvir a presidente e uma conversa de parceiros. Nem todos os palanques estão ajustados, mas a gente tem que acreditar na política acreditando que se ajuste", disse Jucá.

 
A convenção do PT que irá oficializar Dilma como candidata do partido à reeleição está marcada para o dia 21 de junho, pela manhã, em Brasília. Apesar de as oficializações só poderem ocorrer em junho, PT e PMDB já formalizaram Dilma e Temer como pré-candidatos.

 
Ao G1, o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), afirmou que as alianças estaduais não devem ser colocadas em questão durante o jantar desta terça.

 
"Todos os convidados são pré-candidatos do PMDB e apoiam a chapa Dilma e Temer para a disputa presidencial deste ano. Se trata, inclusive, de uma confraternização entre os dirigentes do PMDB e a presidente Dilma. Será também uma apresentação dos nossos pré-candidatos", disse.

 
O jantar de Dilma na casa do vice-presidente reuniu, entre outros peemedebistas, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), os ministros Edison Lobão e Garibaldi Alves, o senador José Sarney (AP), o líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ), e o pré-candidato do PMDB ao governo de São Paulo, Paulo Skaff.

 
'Alívio' na pesquisas
 
Segundo Raupp, a pesquisa Ibope da última semana, que mostrou a pré-candidata do PT ao Planalto com 40% das intenções de voto, gerou certo "alívio" no partido e, até em razão disso, o cenário eleitoral e os números da pesquisa devem ser discutidos durante o jantar.

 
"É sempre possível tratar de todos esses assuntos, como eleições, pesquisas e alianças com a presidenta. Essa pesquisa da semana passada deu um alívio para nós. Mas esse encontro se trata mais de uma confraternização com a presidenta Dilma, uma apresentação dos pré-candidatos", completou.

 
Segundo o G1 apurou, o jantar desta terça é uma tentativa do partido de mostrar à presidente que apesar de alguns parlamentares se demonstrarem publicamente contra a gestão da petista, a maioria do partido a apoia e quer continuar com a aliança na disputa presidencial. O jantar também é considerado uma forma de aproximar lideranças das duas siglas.

 
O PT informou que o presidente da legenda, Rui Falcão, que participou nesta tarde de almoço com lideranças do PP, em Brasília, não deve participar do jantar no Palácio do Jaburu.