ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Professores protestam na porta de hotel da seleção no Rio

Docentes municipais e estaduais estão em greve há duas semanas

Data: Segunda-feira, 26/05/2014 00:00
Fonte: Do R7

Cerca de 300 profissionais da educação da rede pública do Rio de Janeiro protestaram na manhã desta segunda-feira (26) na porta do hotel da seleção brasileira de futebol na Ilha do Governador, zona norte do Rio.


O estabelecimento fica perto do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão. O time se deslocava por volta das 10h30 rumo à Granja Comary, em Teresópolis, região serrana. Os jogadores se apresentam nesta segunda para período de treinos que atencede a Copa do Mundo.


Os profissionais entraram em greve no último dia 12, com uma pauta de reivindicações que inclui reajuste salarial de 20%, redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais e um terço da carga horária para planejamento de aula. Além disso, eles também cobram pontos que ficaram acertados no Acordo Coletivo de Trabalho firmado no ano passado, mas que os professores afirmam que não estão sendo cumpridos.


— É importante ressaltar que a nossa greve é nova, não é a retomada da paralisação do ano passado. Mas também queremos que governo e prefeitura cumpram o que foi prometido na greve anterior. No município, não foram cumpridos a equivalência salarial, um terço de planejamento e a valorização profissional. No Estado, nenhuma disciplina com menos de dois tempos, garantia de uma matrícula em apenas uma escola e também um terço de planejamento [foram pontos que] deixaram de ser cumpridos — explicou Marta Moraes.


Segundo a coordenadora do sindicato, 30% dos professores municipais aderiram à greve. Já no Estado, 55% dos profissionais estão participando da paralisação.