ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Rio de Janeiro: Aspirante da Marinha falece após passar mal em treinamento

Data: Segunda-feira, 26/05/2014 00:00
Fonte: DIÁRIO 24 HORAS/ Por Carol Souza
Rio de Janeiro: Aspirante da Marinha falece após passar mal em treinamento


No último sábado (24) faleceu no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, o aspirante a oficial da Marinha Jean Caleb Maroto Sousa após mais de 20 dias de internação devido a um mau súbito durante um treinamento na base do Corpo de Fuzileiros Navais, na Ilha do Governador.


Aos 22 anos, o rapaz estava em seu terceiro ano na Escola Naval, e no dia da instrução além dele mesmo, o também aspirante Vinícius da Cunha tiveram problemas respiratórios depois de participar de uma atividade em que precisavam passar por um túnel de 3 metros de comprimento, cheio de fumaça.


Em nota à imprensa a Marinha informu que "o exercício em questão é regular e faz parte da prática profissional naval, prevista no programa de ensino da Escola Naval, tendo sido cumprido pelos demais 32 aspirantes fuzileiros navais sem incidentes".


A morte do rapaz foi informada em um comunicado pelo Comando do 1º Distrito Naval, na noite do sábado (24), e apesar de todos os cuidados recebidos por Jean no Hospital Naval, a morte foi constatada às 19h35. "Reitera-se que as circunstâncias do fato estão sendo devidamente apuradas por meio de inquérito policial-militar já instaurado", diz o comunicado.


Wadih Damous, presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, classificou a morte do jovem Jean como "inaceitável", lembrando que esta não é a primeira ocorrência de morte durante treinamento na academia militar e dizendo que é preciso "reformar" a formação das Forças Armadas.


"Claro que o treinamento militar pressupõe condições rudes e duras, requer uma série de habilidades e condições físicas de quem pleiteia seguir carreira militar, em contexto diferente daquela da vida civil. Agora, não pode chegar ao ponto de causar danos à integridade física dos recrutas, muito menos a morte", disse ele.


O presidente ainda defendeu uma investigação detalhada e criteriosa do Ministério Público Federal (MPF). "Não se pode exigir do ser humano, mesmo daqueles que pretendem ser soldados, um esforço maior do que aquilo que seu corpo pode dar. E é o que acontece nesses treinamentos", completou.


Com informações do G1.