ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Ministro garante segurança na Copa e minimiza protestos

Data: Sexta-feira, 23/05/2014 00:00
Fonte: TERRA/ Gustavo Gantois

Diante dos comunicados disparados por diversos países recomendando atenção com a segurança dos torcedores durante a Copa do Mundo, o ministro José Eduardo Cardoso convocou jornalistas estrangeiros para uma coletiva nesta sexta-feira na tentativa de tranquilizar a situação. Cardoso minimizou os recentes protestos e garantiu que as forças de segurança estão preparadas para eventuais problemas.


"A nossa sensação é que elas (manifestações) terão uma dimensão menor do que aconteceu em junho (do ano passado). Agora, nós estamos preparados, sinceramente falando, para qualquer situação que porventura ocorra”, afirmou.


Cardozo teve de se dobrar para explicar a diferença entre os protestos do ano passado e os que eclodiram nas últimas semanas. Segundo o ministro, as manifestações que tomaram as ruas durante a Copa das Confederações tinham como nascedouro a insatisfação com os rumos do País. Agora, ainda na opinião do ministro, os protestos são localizados, especialmente em categorias profissionais que aproveitam a Copa para cobrar reajustes salariais.


Indagado por um jornalista espanhol sobre a violência policial, que também foi notícia no exterior, José Eduardo Cardozo disse que os protestos são legítimos, mas que não se pode concordar com abusos de nenhum das partes. Ele garantiu ainda que o governo federal tem discutido com as secretarias estaduais de segurança pública ações que possam evitar a repetição das cenas.


"Discutimos com as secretarias de Segurança Pública dos Estados procedimentos que possam evitar que situações como essas ocorram. Nós aprendemos com aquela lição e sabemos que as forças policiais estão mais treinadas para atuar e também impedir que abusos policiais ocorram", disse.


Ao lado do ministro da Defesa, Celso Amorim, Cardozo também comentou sobre a possibilidade de protestos por causa de conflitos em outros países, algo comum durante a realização de eventos internacionais. O ministro disse que o Brasil está preparado para eventuais problemas com torcidas estrangeiras e destacou a vinda de policiais estrangeiros para auxiliar e acompanhar os policiais brasileiros dentro dos estádios.

 

"Estamos preparados para protestos e situações internacionais que possam acontecer. Teremos policiais de outros países presentes. Eu queria dizer que o Brasil, do ponto de vista da segurança, está perfeitamente preparado para proteger os seus cidadãos e os estrangeiros que virão para a Copa”, afirmou.