ARIPUANÃ, Sábado, 20/04/2024 -

NOTÍCIA

Mais de 210 cidades do Piauí voltam a decretar situação de emergência

Apesar das chuvas, seca prejudicou as lavouras e produção dos municípios. Segundo secretária, 94 cidades devem receber carros pipas novamente.

Data: Quarta-feira, 21/05/2014 00:00
Fonte: Do G1 PI

Apesar da chuva que caiu em todo o estado, mais de 90% dos municípios piauienses voltaram a decretar situação de emergência por causa da seca. Segundo a secretária estadual de Defesa Civil, Simone Pereira, 211 cidades realizaram um novo pedido de decreto de situação de emergência. Em 94 dessas cidades a Operação Carro Pipa já retornou.


Desde dezembro de 2013, mais de 200 municípios piauiense continuam com o decreto de situação de emergência em decorrência da seca que castiga o estado desde 2013. Com a continuidade do problema, o Governo do estado deve assinar um novo decreto para 94 cidades.


“O último decreto de emergência tinha o prazo de validade até o dia 20 de maio deste ano, mas como venceu e a maioria dos municípios continua com o mesmo problema, o governador deve assinar novos decretos”, informou Simone Pereira.


Segundo a secretária, apesar da nomeação do decreto algumas cidades não vão precisar da Operação Carros Pipas. “Alguns municípios estão em emergência porque perderam as lavouras. Apesar disso, mais de 90 cidades vão precisar dos carros pipas, apesar de conseguirem armazenar água, mas essa água da chuva armazenada, normalmente, é imprópria para o consumo humano e a água das pipas já vem tratada para o consumo”, explica Simone.


O novo decreto é válido por 180 dias. Com ele, os municípios compram produtos e realizam obras pelas prefeituras sem a necessidade de um processo licitatório. Para decretar o estado de emergência, o município precisa ter as condições de normalidade alterada em razão de desastre ou condições climáticas adversas.  No ano de 2013, 212 dos 224 municípios do Piauí decretaram situação de emergência.