ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Centros de Treinamento não ficarão prontos na Copa em Cuiabá, diz TCE

Projetados para a Copa, COTs estarão inacabados durante os jogos. Levantamento aponta que obras estão em 65% e 70% de conclusão.

Data: Sábado, 17/05/2014 00:00
Fonte: Renê Dióz Do G1 MT

Levantamento divulgado nesta sexta-feira (16) pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE) aponta que as obras dos dois Centros Oficiais de Treinamento (COTs) projetados pelo governo estadual especialmente para atender à demanda da Copa do Mundo - daqui a 27 dias - não têm condições de serem concluídas até o final do mês - último prazo acertado entre o TCE e a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) para que as estruturas prioritárias para o evento da Fifa estivessem prontas.


Com base em medições dos trabalhos de engenharia feitas por técnicos do próprio órgão, o TCE apontou que os COTs do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Barra do Pari (em Várzea Grande, cidade da região metropolitana da capital), ainda estarão em obras durante o período de quatro partidas marcadas em Cuiabá.


A situação mais grave, segundo o conselheiro João Batista de Camargo Júnior, é a do COT da Barra do Pari. No levantamento divulgado nesta sexta-feira, o relator aponta não restar dúvida de que o COT “não estará totalmente concluído até o início da Copa do Mundo”.

 

“Será que a parte a ser concluída permitirá o uso do COT como local de treinamento para as seleções que jogarão em Cuiabá?”, questiona trecho do levantamento.


Imagens disponibilizadas pelo próprio governo do estado mostram que, pelo menos até o último dia 9, sequer o gramado do COT estava pronto. Ao TCE, a empresa responsável pelo gramado do COT do Pari assegurou que ele estará apto para uso até o início da Copa.


Segundo as medições do TCE, até 21 de abril a construção do centro de treinamento tinha atingido cerca de 60% de conclusão. Na estimativa de medição até o dia 12 de maio, o TCE calcula que a obra não avançou mais que 5%.


“A quantidade de operários é insuficiente, mas o atraso na execução de grande parte da obra se deve à falta de material de acabamento, confirmando o que já havia sido detectado nas últimas inspeções e alertado no último relatório”, relataram os técnicos do TCE. Licitada por mais de R$ 25,5 milhões, a obra em Várzea Grande teve seu primeiro prazo de entrega firmado em contrato para outubro de 2013.


Imagem aérea mostra andamento atrasado das obras do Centro Oficial de Treinamento da UFMT, em Cuiabá, que deve ser usado por seleções com jogos marcados na Arena Pantanal. (Foto: Edson Rodrigues / Secopa)Imagem aérea mostra andamento atrasado das obras do Centro Oficial de Treinamento da UFMT, em Cuiabá, que deve ser usado por seleções com jogos na Arena Pantanal. (Foto: Edson Rodrigues / Secopa)

COT da UFMT
Já sobre o COT em construção no campus da UFMT, o TCE mostrou que a obra avançou apenas 10% entre 21 de abril e 12 de maio, chegando a apenas 70% de execução global – ritmo insuficiente para fornecer estrutura completa para uso das seleções de Chile, Austrália, Nigéria, Bósnia, Japão, Coréia do Sul, Rússia e Colômbia durante a Copa.


E isso porque a obra está mais “adiantada” que a do COT da Barra do Pari. Entre os problemas enfrentados pela obra o órgão apontou falta de material de acabamento no canteiro.


“Há muito serviço por fazer. Apesar de ser uma obra com pouco acabamento, devido à concepção do projeto arquitetônico, o prazo é curto, e mesmo essa execução parcial, que permitira o uso precário durante a Copa, depende de esforço concentrado e disponibilização de material na obra. Não há condições de cumprimento da meta compromissada, qual seja a total conclusão da obra até 31 de maio”, registrou o TCE. O valor original da obra em contrato foi  de R$ 15,8 milhões e o prazo original de entrega era em dezembro do ano passado.


Governo
Procurada, a Secopa - secretaria do governo do estado responsável pelos preparativos da Copa em Cuiabá - afirmou que não vai se pronunciar a respeito do levantamento do TCE.