ARIPUANÃ, Quinta-feira, 25/04/2024 -

NOTÍCIA

Dilma erra ao responder sobre o Enem na internet

Ao ser questionada sobre o método de correção TRI, a presidente se confundiu e falou sobre a redação. Presidente Dilma cometeu o erro ao falar com o público pelo Facebook / Reprodução Facebook

Data: Quinta-feira, 15/05/2014 00:00
Fonte: Diário de São Paulo

A presidente Dilma Rousseff participou, nesta quinta-feira (15), do “Face to Face”, programa do Palácio do Planalto em que ela entra na conta do Facebook para conversar com os internautas. O tema da conversa foi o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 e levou a presidente a cometer alguns deslizes quando questionada sobre a técnica de correção das provas objetivas conhecida como TRI (Teoria de Resposta ao Item). Dilma se confundiu e respondeu como se o internauta estivesse indagando acerca da correção das redações.


Segundo o jornal “O Globo”, a TRI é uma metodologia que, em tese, permite a comparação dos resultados de diferentes edições de um mesmo exame. No caso do Enem, por exemplo, a TRI garante que um estudante que tenha obtido 600 pontos numa edição da prova realmente sabe mais do que um colega que alcançou 500 pontos em ano anterior. Sem a TRI, essa diferença na nota poderia ser resultado apenas do grau de dificuldade das questões – mais difíceis ou mais fáceis num ano do que em outro.


Foi disso que tratou a pergunta do internauta Maurício Benedicto a Dilma. Mas a resposta da presidente tratou da correção das redações. “Maurício, os corretores das provas de redação recebem um número limitado por dia”, afirmou ela.