ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

No Nordeste, Dilma destaca planejamento para combater falta de água

"Estamos investindo para garantir que não seja uma surpresa. Você pode planejar e impedir”

Data: Terça-feira, 13/05/2014 00:00
Fonte: Agência Brasil

Ao vistoriar obra que faz parte do projeto de integração do Rio São Francisco, na cidade de São José de Piranhas, na Paraíba, a presidenta Dilma Rousseff disse que o conjunto de obras na região é fundamental para evitar que a população sofra com a falta de água. Ao longo do dia, a presidenta também vai vistoriar as obras do São Francisco no Ceará e em Pernambuco, além da Paraíba.


“Essas obras são cruciais para garantir o convívio com a seca, não o combate, o convívio. Foram feitas obras de grande envergadura. Além do chamado projeto de integração do São Francisco, temos mais um conjunto de obras que são feitas aqui, como o canal das vertentes litorâneas”, disse a jornalistas após vistoriar o Túnel Cuncas 2.


A presidenta destacou a importância do planejamento conjunto entre governos e do investimento para impedir situações de escassez de água em regiões do Nordeste. “O governo federal, junto com os governadores, prefeitos e lideranças dessa região, planejamos e estamos investindo para garantir que não seja uma surpresa para nós a falta de água. Porque você pode planejar e impedir”, disse.


“O Rio São Francisco vai garantir uma diferença de qualidade, principalmente quando estamos vendo, hoje, uma situação muito difícil sendo passada no estado mais rico da federação, que é São Paulo: a falta de água no reservatório da Cantareira”, completou.


De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o projeto de integração do Rio São Francisco busca garantir a segurança hídrica para mais de 390 municípios no Nordeste Setentrional, onde a estiagem acontece frequentemente.


Após a visita a São José de Piranhas, a presidenta Dilma Rousseff segue para Jati, no Ceará, onde visita a Barragem de Jati que também faz parte do projeto de integração do Rio São Francisco e se reúne com representantes de empresas construtoras do projeto. Pela tarde, a presidenta estará em Cabrobó, em Pernambuco, onde visita obras da Estação de Bombeamento, também do projeto de integração do Rio São Francisco.