ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Bloco de oposição se reúne para oficializar pré-candidaturas

Data: Sábado, 10/05/2014 00:00
Fonte: Alagoas24horas/ Railton Teixeira e Milton Rodrigues


Alagoas24horas
Renan Filho, Ronaldo Lessa, Célia Rocha, Fernando Collor e Joaquim Brito
Renan Filho, Ronaldo Lessa, Célia Rocha, Fernando Collor e Joaquim Brito


Os partidos que compõem o bloco de oposição ao governo Teotonio Vilela se reúnem na manhã desta sexta-feira, 9, para oficializar as candidaturas que disputarão o pleito eleitoral deste ano. O encontro ocorre em um hotel na orla de Maceió, e, conta com a presença de pelo menos 13 partidos que fazem a frente capitaneada pelo presidente do Senado Federal, o senador alagoano Renan Calheiros (PMDB).

 

No início da semana, o deputado federal Renan Filho teve o seu nome lançado pelo seu partido, o PMDB, como pré-candidato à cadeira palaciana. Na manhã de hoje, foi a vez do PTB, um dos partidos que compõem o bloco, oficializar o nome do senador Fernando Collor de Mello como pré-candidato à reeleição ao Senado Federal.

 

A indicação do senador Collor não trouxe nenhuma surpresa, mas foi considerado importante pelo presidente do bloco de oposição, o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT). Segundo ele, os nomes apresentados, Renan Filho (PMDB) e Collor (PTB), representam um novo momento para a história política em Alagoas.

 

"Era uma decisão esperada e, a cada momento na composição dos partidos, os nomes de Renan Filho e de Collor foram sendo amadurecidos. Vamos homologar agora os nomes e assumir uma caminhada por Alagoas que precisa recuperar os oitos anos que perdidos com o governo Vilela", diz Lessa.

 

Já para Renan Filho, a confirmação do PTB demonstra a pluralidade da aliança formada. "Eu acho muito importante já que Alagoas é um estado pobre e que tem dificuldades de investir seus próprios recursos. Por isso devemos ter uma aliança ampla e plural. Essa Frente tem muitas chances de construir um novo caminho para Alagoas", avaliou Renan.

 

A união dos partidos contra o governo tucano se repete há duas eleições. Na eleição passada o mesmo bloco se uniu para disputar o pleito eleitoral, só que para a Prefeitura de Maceió. Na ocasião o candidato pela frente foi o ex-governador Ronaldo Lessa, que no último momento foi substituído por Jurandir Boia, por se considerado inelegível.

 

Mas, o grupo de oposição, segundo Lessa, vem trabalhando para discutir o nome do vice e terminar o diagnóstico da realidade do Estado. “Temos dois meses até a convenção para finalizá-lo. Já temos os problemas de Alagoas, agora estamos trabalhando para apresentar as soluções”, destacou Lessa.

 

Já para Renan Filho, a aliança com o PTB reflete a pluralidade e assim garante mais chances de vitória.