ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Morte de cantor chocou grupo Avena

Para Farid, interpretação de 'Disparada' foi histórica

Data: Sexta-feira, 09/05/2014 00:00
Fonte: Cristiano K. Vitta/ JLmais


A morte do cantor Jair Rodrigues teve forte impacto no integrantes no tradicional grupo limeirense Avena. Falando em nome dos companheiros, o vereador José Farid Zaine afirmou que a notícia "foi um choque para todos do grupo". "A gente curtia demais. Eu, desde o tempo do programa 'O Fino da Bossa', que ele fazia em parceria com Elis Regina", disse Farid.


Jair Rodrigues morreu ontem, aos 75 anos, em sua casa em Cotia. Os primeiros exames do IML (Instituto Médico Legal) apontam que a causa da morte foi um infarto no miocárdio. O intérprete mais alegre da música popular brasileira foi encontrado já sem vida por funcionários da família, por volta das 10h, na sauna da sua casa.


Para Farid, além de Jair Rodrigues ser um cantor excepcional, transmitia um prazer de cantar que era contagiante. "Ele demonstrou uma alegria incrível durante toda a carreira", disse.
O vereador, que atua em várias frentes na área artística - da música ao teatro - conta uma passagem interessante logo após ter assistido o espetáculo "Elis, a musical", que é dirigido por Dennis Carvalho e arrebatou o público no Teatro Alfa, em São Paulo. "Um dia depois que vi o musical, Jair Rodrigues estava na plateia. Em certo momento, quando é mostrada a parceria entre Elis e ele no programa O Fino da Bossa, foi uma celebração. Todo mundo se levantou e o aplaudiu", relatou.


O musical, que Farid classificou de "maravilhoso", percorre toda a trajetória de Elis Regina. "Mas não é só isso. Passa também pela história do Brasil, num período turbulento", disse, referindo-se aos anos de chumbo.


Farid fez até um trocadilho com a sua canção favorita interpretada por Jair Rodrigues. "Disparado, Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros. Sua interpretação marcou a história da MPB. E o acirramento das torcidas no Festival da Record fez com que o júri decretasse empate com A Banda, cantada por Chico Buarque", relembrou.


O vereador também concorda com outros artistas, que dizem que Jair Rodrigues foi o precursor do rap com "Deixa isso pra lá", que tem batidas sincopadas. "Ele mostrou essa música quando ninguém tinha noção do gênero", disse.


Farid acredita que ainda não há sucessor para o estilo de Jair Rodrigues cantar. "Talvez seu filho, mas me parece difícil. Por enquanto, o único caso é de Maria Rita, que seguiu fielmente os passos da mãe".


Segundo o integrante do grupo Avena, uma das grandes contribuições de Jair Rodrigues foi despertar o gosto pela música mais elaborada ao interpretar Disparada. "E quando ele se juntou a Elis, mostrou a grandiosidade de música popular brasileira".


O enterro do está marcado para as 11h de hoje no cemitério do Morumbi.