ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Anatel licita R$ 153 milhões para exploração de satélites

Data: Quinta-feira, 08/05/2014 00:00
Fonte: Por Rafaela Pozzebon/ Oficinadanet

Licitação da Anatel tem como objetivo melhorar a infraestrutura das telecomunicações no país.


Na terça-feira (6), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) licitou quatro direitos de exploração de satélites por 153,15 milhões de reais, informou a agência. Conforme a Anatel, o objetivo da licitação é reforçar a infraestrutura das telecomunicações no Brasil.


A Hispamar Satélites foi responsável por oferecer 65 milhões de reais pelo primeiro direito de exploração do satélite licitado, e assim, operar a banda Ku.


Para o segundo e terceiro direitos de exploração de satélite, a SES DTH do Brasil acabou apresentando as melhores ofertas. Assim, com a proposta de 33 milhões de reais - ágio de 170 por cento sobre o valor mínimo, a empresa conquistou o direito para operar as bandas C, Ku e Ka.


  

As empresas que adquiriram o primeiro e terceiro direitos de exploração de satélite selecionaram as faixas destinadas para o provimento de DTH, ou seja, TV por assinatura via satélite no Brasil.

 

Já para o quarto direito de exploração, a Eutelsat do Brasil apresentou a melhor oferta de 28,35 milhões de reais, ou um ágio de 131,9 por cento sobre o preço mínimo.


Todos os direitos de exploração terão prazo de 15 anos, podendo ser prorrogados para o mesmo período. O futuro satélite deverá operar nas frequências que podem operar a todos os serviços fixos de telecomunicações.