ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Eduardo Campos defende SUS com padrão inglês

Data: Quarta-feira, 07/05/2014 00:00
Fonte: AGÊNCIA ESTADO

O presidenciável do PSB Eduardo Campos disse na terça-feira (6), que o País quer melhorar o serviço de saúde. “Queremos sistema único de padrão inglês, que foi onde nós nos inspiramos para fazer o SUS”, disse em palestra na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.



O pessebista defendeu novamente um enxugamento do Estado com um novo pacto político, em que receitas e verbas públicas possam ser alocadas mais adequadamente para as áreas prioritárias, como saúde e educação. Campos repetiu suas propostas de diminuir o fisiologismo e reduzir o número de ministérios. “Hoje gastamos mais com seguro-desemprego do que com o SUS. Tem escolha, mas temos de quebrar os ovos para fazer a omelete”, disse.



Campos defendeu que haja mais verba destinada à saúde e mais eficiência no uso de recursos. Ele disse que no próximo plano plurianual, em 2015, “o País deve assumir um compromisso claro com o crescimento do financiamento à saúde pública”. Ele sugeriu ainda a transparência na indicação a cargos públicos da saúde e a parceria com o setor privado que, segundo ele, gere unidades de saúde com maior eficiência. “Temos de aumentar a rede filantrópica. Precisamos acabar com o preconceito com quem investe para remunerar seu capital.”



Eduardo Campos garantiu que não acabará com o Programa Mais Médicos, caso seja eleito. “Não vamos retirar médicos de comunidades que não têm outra alternativa”, afirmou.



Mas, segundo o ex-governador de Pernambuco, em caso de uma vitória do PSB nas eleições de outubro, os contratos com médicos cubanos serão revistos para que eles recebam a mesma remuneração dos médicos brasileiros. Campos disse ainda que o debate sobre o programa Mais Médicos “só interessa ao governo”. O ex-governador foi recebido na Faculdade de Medicina por Giovanni Guido Cerri, ex-secretário de Saúde do governador Geraldo Alckmin (PSDB).