ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Coca-Cola vai eliminar ingrediente controverso de suas bebidas

Data: Terça-feira, 06/05/2014 00:00
Fonte: Por O Globo, com Agências Internacionais

A Coca-Cola, maior fabricante mundial de refrigerantes, vai retirar um ingrediente controverso de algumas de suas marcas de refrigerantes, informou nesta terça-feira a BBC. A medida é uma resposta da companhia à uma petição on-line e ocorre num momento em que a indústria da alimentação como um todo está sob pressão de instituições médicas e grupos de consumidores, devido aos riscos à saúde de seus produtos.


O óleo vegetal bromado, ou BVO, é adicionado em refrigerantes de frutas da Coca-Cola, como a Fanta e o Powerade. A rival Pepsi foi mais rápida e eliminou o agente químico do Gatorade no ano passado e anunciou que pretende eliminá-lo de todos os seus produtos. O BVO está presente em suas bebidas energéticas Mountain Dew e Amp Energy, vendidas nos Estados Unidos, informa a BBC.


O agente é usado como estabilizador nas bebidas com sabor de fruta, pois ajuda a evitar que os ingredientes se separem. Porém, segundo pesquisas médicas, o consumo excessivo de refrigerantes contendo BVO está relacionado a efeitos nocivos à saúde, tais como perda de memória e problemas de pele e terminações nervosas.


Genericamente seguro

Nos Estados Unidos, o BVO perdeu em 1970 o selo de "genericamente reconhecido como seguro" nas listas de ingredientes da US Food and Drug Administration (FDA, a agência reguladora das questões de saúde no país). Mesmo assim, foi permitido às companhias de bebidas usar o BVO em até um máximo de 15 partes por milhão. No Japão e na União Europeia, o uso do agente como aditivo alimentar não é permitido.


O porta-voz da Coca-Cola, Josh Gold, afirmou que a decisão de retirar o BVO de seus refrigerantes e bebidas energéticas não foi uma questão de segurança. "Todas nossas bebidas, inclusive aquelas com BVO, são seguras e sempre foram - atendem às regras dos países onde são vendidas", disse ele em um comunicado. "A segurança e a qualidade de nossos produtos são nossa maior prioridade."


A Coca-Cola informou que substituirá o BVO por isobutirato de acetato de sacarose ou éster de glicerol de resina, substância normalmente encontrada em gomas de mascar. A empresa, com sede em Atlanta, afirmou ainda que dois sabores do Powerade - ponche de frutas e limonada de morango - já tiveram o BVO substituído por éster de glicerol de resina.


Campanha on-line

A decisão da Coca-Cola de retirar o BVO de seus refrigerantes e bebidas energéticas não é uma atitude isolada. Ela reflete um movimento crescente das empresas de alimentação de reconsiderar práticas e produtos, diante da pressão pública. A disseminação de informações sobre saúde e riscos dos alimentos industrializados ao bem-estar dos consumidores ganhou dimensões globais nos últimos anos.


No caso do BVO, a campanha contra seu uso começou a partir da iniciativa de Sarah Kavanagh, uma adolescente do Mississippi, que questionou o fato de que um agente químico controverso estivesse sendo usado em bebidas destinadas a atletas conscientes de questões de saúde. Milhares de pessoas assinaram a petição on-line no site Change.org, pedindo a remoção do BVO.


Após a decisão da Coca-Cola, Sarah comentou: "É realmente muito bom saber que as companhias, especialmente as grandes corporações, estão ouvindo os consumidores".