ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Governador atende pedido de Mauro Savi e autoriza incentivos fiscais à piscicultura

Data: Terça-feira, 06/05/2014 00:00
Fonte: Olhar Direto

Foto: Maurício Barbant / AL-MT

Governador atende pedido de Mauro Savi e autoriza incentivos fiscais à piscicultura


O deputado estadual Mauro Savi (PR) pediu e o governador Silval Barbosa (PMDB) acatou de imediato. Motivado pelo sucesso da inauguração do maior frigorífico de peixes nativos do Brasil, o Delicious Fish, localizado no distrito Primavera do Norte, no município de Sorriso, o parlamentar solicitou que o Governo do Estado conceda incentivos justos a empresas do setor que queiram investir no ramo da piscicultura de Mato Grosso.



“O deputado Mauro Savi me cobrou isso hoje aqui e eu concordo. Alan Zanata (Secretário de Estado de Indústria e Comércio), o senhor está autorizado a conceder incentivos para os centros de distribuição não só do estado de Mato Grosso, mas também de outros estados, para que possamos competir com produtos industrializados, ou seja, para que as empresas não tenham que arcar com todos os 17% na saída de seus produtos e para que essa economia venha como incentivo aos produtores, especialmente da agricultura familiar”, apontou o governador.



Savi e o governador prestigiaram a inauguração do frigorífico nesta terça-feira (29), onde também compareceram os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, e da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, além de prefeitos e outra lideranças da região Norte do Estado.



“Eu sou testemunha desse esforço do Mauro Savi. Ele procurou a Secretaria para tratar de empreendimentos como o Delicious Fishi e hoje o governador acaba de autorizar esses inventivos”, afirmou o secretário Alan Zanata.



Savi foi reconhecido pelo diretor geral do frigorífico, João Pedro da Silva, como um dos maiores incentivadores da atividade da piscicultura no Estado de Mato Grosso. “O deputado Mauro Savi, como um grande líder que é, tem sido um entusiasta da nossa atividade da piscicultura, por ele tem sempre participado, cobrado do Governo incentivos para que esse segmento se torne cada vez mais real, o papel que ele tem desempenhado nesse sentido nos deixa eternamente grato a ele”, declarou João Pedro.



O ministro da Agricultura Neri Geller, também enalteceu a insistência de Savi junto ao Governo Federal em busca de recursos e outras soluções para as demandas do Estado. “Mauro Savi não é só um incentivador da produção da piscicultura, ele é um grande líder dessa região e do estado de Mato Grosso e que tem me pautado em muitas ações lá no Governo Federal e, inclusive, eu estou aqui hoje, em Primaverinha, a convite do Mauro Savi, prestigiando esse grande empreendimento”, destacou Neri Geller.



Savi aproveitou para dar outro recado direto ao governador. “Falo pelos produtores desse Estado, pedimos aos governantes que nos deixem trabalhar, só isso, o restante nós sabemos fazer”. O parlamentar se referia à barreiras burocráticas, como as ambientais, que muitas vezes impedem a realização de projetos importantes para o desenvolvimento econômico do Estado.


Quanto à piscicultura, Savi ressaltou que essa atividade é a mais promissora do Estado e que vai beneficiar principalmente os pequenos produtores e ainda enfatizou que é por isso que ele saiu em defesa do fomento da piscicultura em Mato Grosso.


No evento, o deputado Mauro Savi também despachou diretamente com o ministro da Pesca, Eduardo Lopes, e solicitou o destravamento da licitação das áreas dos pequenos produtores da região do Manso. O processo foi suspenso em outubro do ano passado.



“Agora eu creio que a gente resolve essa burocracia, pois o deputado está empenhado com nossos 47 parceleiros que receberam as outorgas das águas, mas que estão impedidos de realizarem suas atividades, e o que queremos é a assinatura do contrato da liberação das águas e para isso estamos contando com o deputado Mauro Savi”, declarou a presidente da Associação dos Produtores de Manso, Maria Andrade.


O frigorífico

O frigorífico Delicious Fishi tem 4,8 mil metros quadrados de área coberta e os investimentos chegaram a R$ 22 milhões. "Essa é a maior unidade frigorífica de peixes nativos do Brasil, com capacidade de produção para 40 mil quilos de peixes por turno de 8 horas e geração de 120 empregos diretos”, explicou o diretor, João Pedro da Silva.



A empresa já possui em Sorriso um complexo industrial que reúne fábrica de rações, laboratório de melhoramento genético de peixes nativos, como tambacu, pacu, pintado amazônico, pintado pantaneiro, peraputanga, jatuarana e tambatinga.



Atualmente, são produzidos cerca de 15 milhões de alevinos, por ano, para uso próprio e para fornecer a criadores de todo o País. A empresa conta ainda com lagos de criação de peixes, são 300 hectares de lâmina d’água que tem capacidade para produção mensal de mais de 200 toneladas de pescado.