ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Manifestantes pró-russos atacam sede da polícia em Odessa para libertar camaradas

Cerca de 170 pessoas tinham sido detidas após os violentos confrontos de sexta-feira.

Data: Domingo, 04/05/2014 00:00
Fonte: Publico.pt


Os manifestantes deitaram abaixo os portões e entraram na sede da polícia GLEB GARANICH/REUTERS


Mil a dois mil activistas pró-russos atacaram a sede da polícia em Odessa, uma cidade no Sul da Ucrânia, junto ao Mar Negro, e começaram a libertar os seus camaradas que lá estavam detidos, após a violência de sexta-feira em que morreram pelo menos 46 pessoas.


“Estão ali a exigir que libertemos os prisioneiros”, disse à Reuters um porta-voz da polícia regional. Cerca de 170 pessoas foram detidas após os confrontos de sexta-feira, mas 50 foram entretanto libertadas, precisou.


Um primeiro portão foi deitado abaixo com dois camiões, relata a AFP. Os manifestantes, armados de matracas, reclamam a libertação dos pró-russos que atacaram os manifestantes a favor da unidade da Kiev. Estes ripostaram violentamente, cercando o edifício onde se tinham barricado os activistas pela separação do Leste da Ucrânia do resto do país, e o edifício ardeu.


Supõe-se que a origem do incêndio tenha sido criminosa – mas ambos os lados usavam cocktails Molotov e outros explosivos.


Catherine Ashton, a chefe da diplomacia europeia, apelou a que se realizasse uma investigação independente sobre a violência de Odessa, da qual Moscovo culpa as autoridades de Kiev e Kiev culpa Moscovo.


O confronto aconteceu num dia em que decorria um jogo de futebol do campeonato ucraniano em Odessa. Como de costume, os apoiantes da equipa visitante - o Metalist, de Kharkov - e os do clube local, o Tchornomorets - reuniram-se no centro da cidade ao início da tarde, para desfilar, em cortejo, até ao estádio, relata a AFP.


"Não estava prevista nenhuma manifestação, não fomos nós que estivemos na origem disto", disse à agência noticiosa francesa Natalia Petropavlovska, uma das responsáveis do movimento Pró-Maidan (proeuropeu) nesta grande cidade portuária ucraniana. "Foram apoiantes, jovens. Neste país os jovens apoiam naturalmente mais uma Ucrânia unida do que a Rússia", acrescentou.


No desfile via-se muito o azul e o amarelo, cores da bandeira da Ucrânia mas também da equipa do Metalist. O cortejo foi atacado numa grande avenida por centenas de manifestantes pró-russos, bem armados, de rosto tapado. Pelo menos quatro pessoas foram mortas por balas e uma dezena feridas. Oleg Konstantinov foi um dos feridos: "Quando comecei a ouvir tiros, pensei logo que deviam ser armas de fogo. Fui ferido num braço e, quando os meus amigos me estavam a tirar de lá, ainda fui atingido numa perna e outra vez num braço", contou à AFP, deitado numa cama do Hospital Judeu de Odessa.