ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Pecuaristas de Aripuanã já podem vacinar rebanho contra a Aftosa

Data: Sábado, 03/05/2014 00:00
Fonte: Redação e foto: TOP NEWS/ EDSON PRATES


Os pecuaristas de Aripuanã já podem vacinar seus rebanhos de 0 a 24 meses contra a Febre Aftosa. A campanha de vacinação começou na quinta-feira (1), em todo o Estado de Mato Grosso.


O chefe da Unidade do Indea de Aripuanã, Tadeu Aurimar Mocelin, alerta os produtores rurais sobre a importância da vacina. “Quem não vacinar não vai conseguir vender nem transferir animais dessa faixa etária, pois não é possível emitir a Guia de Transporte Animal (GTA) do gado que ainda não recebeu a vacina”.


Segundo ele, a meta é vacinar 30% do rebanho que compõem a faixa etária de zero a dois anos. “Em novembro de 2013 o rebanho total de Aripuanã alcançou 440 mil cabeças e essa faixa até dois anos representa em torno de 130 a 140 mil cabeças que devem ser imunizadas”.


Tadeu ainda lembra que serão feitos trabalhos de fiscalização e orientação nas propriedades rurais do município, “também vamos fazer o acompanhamento da vacinação do rebanho nos assentamentos”, afirma.


Pelo telefone 0800-65-3015 é possível fazer denúncias de suspeitas de não vacinação ou de enfermidades que atacam a sanidade animal. Não é necessário se identificar. Além disso, o criador pode procurar a unidade do município para registrar a denúncia.


O produtor tem até o dia 31 de maio para vacinar seu rebanho e comunicar a vacinação na unidade local do INDEA. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (66)3565-1333.