ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Deslizamento deixa centenas de mortos e milhares de desaparecidos no Afeganistão

Data: Sexta-feira, 02/05/2014 00:00
Fonte: Por Mirwais Harooni (Reuters)

Centenas de pessoas foram mortas e mais de 2.000 ficaram desaparecidas após um deslizamento de terra que atingiu um vilarejo em uma região remota de montanhas no nordeste do Afeganistão nesta sexta-feira, e equipes de resgate estavam com dificuldade de chegar à localidade isolada.


Moradores cavavam com as próprias mãos na esperança de encontrar sobreviventes sob a montanha de lama, mas autoridades disseram que há pouca esperança de achar alguém com vida devido à escala do desastre.


Atingida por chuvas fortes, parte de uma montanha desabou sobre o vilarejo no distrito de Argo por volta das 11h (horário local) enquanto algumas pessoas tentavam recuperar seus pertences após um deslizamento menor que ocorrera poucas horas antes.


"Havia mais de 1.000 famílias morando no vilarejo. Um total de 2.100 pessoas homens, mulheres e crianças está soterrado", disse à Reuters o porta-voz do governo de Badakhshan, Naweed Forotan.


"Como a parte da montanha que desabou é muito grande, nós não acreditamos que alguém tenha sobrevivido. O governo e moradores locais de vilarejos vizinhos estão ajudando no resgate, e até o momento eles recuperaram mais de cem corpos."


O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários colocou o número de mortes em 350.


Ao menos 100 pessoas estavam recebendo tratamento para ferimentos, de acordo com o coronel Abdul Qadeer Sayad, subchefe de polícia da província de Badakhshan, que faz fronteira com o Tadjiquistão. Centenas de casas foram derrubadas pelo deslizamento e outras centenas foram danificadas, disse ele.


As equipes de resgate estavam enfrentando condições difíceis para trabalhar devido à chuva forte que atingiu a região ao longo da semana. Chuvas sazonais e o derretimento da neve causaram grande destruição ao longo do norte do Afeganistão, matando mais de 100 pessoas.


O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, determinou o início imediato dos esforços de emergência, informou o governo em comunicado.