ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Governo da Ucrânia admite que está perdendo territórios para separatistas

Reação aos separatistas pró-Rússia é o envio de dinheiro para a Ucrânia. FMI anunciou um pacote de ajuda para o país no valor de US$ 17 bilhões.

Data: Quinta-feira, 01/05/2014 00:00
Fonte: G1. Globo/ Jornal da Globo/ William Waack e Elaine Bast

O governo provisório da Ucrânia admite algo grave: que está perdendo o controle de localidades importantes no leste do país para grupos separatistas pró-Rússia.


A área leste tem importância vital para a Ucrânia. É uma das principais bases econômicas do país com áreas de ação militar. Os grupos separatistas pró-Rússia estão agora, principalmente, nas cidades de Sloviansk, Luhansk e Donetsk, segundo o que foi reconhecido pelo próprio governo ucraniano.


Não dá para a Ucrânia sobreviver, do ponto de vista econômico, pois naquele local existe toda a base de energia e industrial. Na ação do grupo, ninguém identifica quem são os grupos armados. A técnica é sempre a mesma: ocupar edifícios públicos e, a partir daí, criar uma pressão insuportável sobre o governo da Ucrânia.


A reação ao avanço dos separatistas, sobretudo em Washington, tem sido dar mais dinheiro para o governo provisório ucraniano.


Na quarta-feira (30), o FMI (Fundo Monetário Internacional), com o apoio dos Estados Unidos e da União Europeia, anunciou um pacote de ajuda para a Ucrânia no valor de 17 bilhões de dólares.


Três bilhões de dólares já vão cair na conta de imediato. Isso deve ajudar a limitar um pouco o impacto dessa crise política sobre a economia. O governo da Ucrânia tem muitas contas a pagar, inclusive uma divida com a Rússia por conta da compra de combustível.


Apesar desse dinheiro, o FMI espera que a Ucrânia tenha este ano uma grande recessão, uma queda de 5% da economia.