ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

PMDB presidirá e Pimentel será o relator da CPI da Petrobras

Por a maior bancada, o PMDB teve o direito a escolher qual a sua participação no comando da CPI

Data: Quinta-feira, 01/05/2014 00:00
Fonte: Agencia Senado

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará denúncias de irregularidades na Petrobras, a ser instalada na próxima semana, terá um peemedebista na presidência e o senador petista José Pimentel (CE) como relator. Os anúncios foram feitos nesta quarta-feira (30) pelos líderes do PMDB, Eunício Oliveira (CE), e do PT, Humberto Costa (PE).


Por ter a maior bancada do Senado, com 20 senadores, o PMDB teve o direito a escolher qual a sua participação no comando da CPI. O líder da legenda optou pela presidência dos trabalhos.


Eunício Oliveiro/ Foto: Agência Brasil/ Antônio Cruz


“Ambas as funções (presidência ou relatoria) têm papel fundamental no comando de uma comissão parlamentar de inquérito, mas a presidência é que vai fazer o dia-a-dia dos trabalhos”, explicou Eunício.


O partido terá direito a ocupar quatro dos 13 vagas do colegiado. Os nomes dos integrantes ainda vão ser divulgados, assim como o nome do indicado a presidente. Eunício explicou que precisa primeiro conversar com os possíveis candidatos ao cargo para então anunciá-lo oficialmente.


Já a relatoria da CPI, que caberá ao PT, por ser o partido com a segunda maior bancada do Senado (13 parlamentares), deve ficar a cargo do senador José Pimentel. A indicação foi confirmada nesta quarta por Humberto Costa.