ARIPUANÃ, Terça-feira, 19/03/2024 -

NOTÍCIA

Acrimat em Ação debate pecuária de corte com produtores de Aripuanã

Data: Terça-feira, 29/04/2014 00:00
Fonte: Redação e foto: TOP NEWS/ EDSON PRATES

 

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) realizou na noite de segunda-feira (28), em Aripuanã, o ‘Acrimat em Ação 2014’. Esta é a quarta edição do maior evento da pecuária de corte no Estado e está percorrendo os municípios da Região Noroeste, importantes produtores de carne.


Em Aripuanã, o encontro aconteceu no Balneário Oasis e reuniu centenas de produtores. A palestra ‘Eficiência produtiva e econômica na bovinocultura de corte a pasto’, debateu as técnicas que podem ser utilizadas para aumentar a produtividade e renda dentro das propriedades.


Na ocasião, o palestrante e engenheiro agrônomo José Renato Gonçalves, falou que os principais gargalos enfrentados pelos produtores estão relacionados ao aumento de lotação, melhoria no manejo de pastagens, desempenho dos animais.


“Como a produção é feita a pasto, acredito que esse venha a ser um dos principais gargalos no Brasil, até porque nós temos boa parte das nossas áreas de pastagens em algum estado de degradação, então melhorar essa produtividade traz um reflexo muito grande”, disse Renato.


Ao final, os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre a temática apresentada. Luciano Vacari, superintendente da Acrimat, lembrou que por onde o evento passou os problemas relatados foram praticamente os mesmos.


“Sem duvida nenhuma a dificuldade de renda na atividade é o grande problema da pecuária de corte do Estado. Problemas comuns como infraestrutura e logística não é apenas uma questão da pecuária, mas também da agricultura. Infelizmente isso acaba encarecendo nosso custo de produção, tirando a competitividade dos nossos produtos e impactando diretamente na renda que é o nosso maior problema”, enfatizou Vacari.


Para o vice-prefeito Junior Dalpiaz, o evento foi de fundamental importância para o município de Aripuanã. “A pecuária é uma das três economias que move o município. Aripuanã está entre os 10 rebanhos do Estado, então é muito importante que a Associação dos Criadores de Mato Grosso esteja presente na nossa região vendo as dificuldades do produtor e trazendo soluções”.


O Acrimat em Ação prosseguiu nesta terça-feira para o município de Juruena, na quarta (30) estará em Castanheira e no dia 2 de maio encerra as visitas pela Região Noroeste, na cidade de Juína.