ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

ONU diz que apoia unidade palestina sob condições

Compromissos assumidos pela OLP devem ser respeitados, diz ONU. Coordenador da ONU se reuniu na quinta (24) com presidente palestino.

Data: Sexta-feira, 25/04/2014 00:00
Fonte: Da AFP

ONU afirmou na quinta-feira (24) que apoiará a reconciliação entre os palestinos, desde que respeite os compromissos assumidos pela Organização para a Libertação da Palestina (OLP) sobre o reconhecimento de Israel e a renúncia à violência.

 

O coordenador das Nações Unidas para o processo de paz no Oriente Médio, Robert Serry, se reuniu nesta quinta, em Ramallah (Cisjordânia), com o presidente palestino, Mahmud Abbas, para discutir o acordo firmado nesta quarta entre a OLP e o movimento radical islâmico.


Durante o encontro, Serry "recebeu a garantia de que este acordo inter-palestino sobre a unidade será aplicado sob a direção do presidente (Abbas) e sobre a base dos compromissos da OLP".


"O presidente Abbas destacou que estes compromissos incluem o reconhecimento de Israel, a não violência e a adesão aos acordos precedentes", assinala o comunicado.


"Também reafirmou a continuidade de seu compromisso a favor das negociações de paz e da luta popular não violenta".


Serry afirmou que as "Nações Unidas continuarão apoiando a unidade (palestina) sobre estas bases, como único meio para reunificar Cisjordânia e Faixa de Gaza sob apenas uma autoridade palestina legítima".


A Faixa de Gaza é controlada desde 2007 pelo Hamas, enquanto a Autoridade Palestina, de Abbas, administra a região autônoma da Cisjordânia.