ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Líderes do PT defendem a renúncia

Data: Quinta-feira, 17/04/2014 00:00
Fonte: Tribuna do Norte

O recuo do deputado licenciado André Vargas (PT-PR) de abrir mão do mandato causou “constrangimento” em parte da cúpula do PT e levou a lideranças da legenda a defenderem publicamente a renúncia do petista ao cargo na Câmara. Por dois dias seguidos, Vargas chegou a sinalizar que iria deixar o mandato, mas optou por apenas oficializar a saída da vice-presidência da Casa, o que ocorreu ontem, após um servidor do gabinete dele entregar uma carta à Mesa Diretora. Ao contrário dos dias anteriores, em que recorreu às redes sociais, mensagens de texto e notas para dar declarações em sua defesa, hoje o petista optou pelo silêncio.

 

Laycer Tomaz
André Vargas sai da vice-presidência da Câmara, mas quer continuar no exercício do mandato
André Vargas sai da vice-presidência da Câmara, mas quer continuar no exercício do mandato


As idas e vindas de Vargas passaram, no entanto, a ser alvo de crítica do próprio presidente nacional do PT, Rui Falcão. “Acho que ele já deveria ter renunciado”, disse o dirigente. Falcão ressaltou, porém, que a renúncia seria uma decisão pessoal e que nem ele nem o partido poderiam obrigar o deputado a tomar tal medida. A ressalva, no entanto, veio seguida da seguinte afirmação: “Mas seria bom para ele se o fizesse. E agora”.

Demonstrando sintonia com o recado de Falcão, o líder do PT na Câmara, Vicentinho (PT-SP), também subiu o tom e passou a defender abertamente que André Vargas deixasse o mandato. “Nossa expectativa é que ele renuncie ao mandato. Esperamos isso até para ele não ficar sangrando permanentemente. Acho que a renuncia ao mandato será o melhor para ele”, defendeu o líder do PT. “Mesmo respeitando a sua intimidade, a sua dor, a sua dificuldade acredito que é chegada a hora da renuncia ao mandato” acrescentou em um segundo momento.



O ex-líder do partido na Câmara Fernando Ferro (PE) também não poupou o “companheiro” e considerou a permanência de André Vargas no mandato como um “constrangimento’ para a bancada. “É uma situação constrangedora. Nós esperávamos que tivesse outro encaminhamento”, afirmou Ferro.



As declarações públicas dos dirigentes do PT revelam o que antes era apenas discutido nos bastidores da legenda. Desde que foi revelada a viagem que fez num jatinho emprestado pelo doleiro Alberto Yousseff, André Vargas é alvo de pressão por parte da cúpula do PT para deixar o cargo. A medida serviria para evitar possíveis impactos na campanha eleitoral do partido deste ano.



Doleiro
A relação entre André Vargas e o doleiro, preso na operação Lava Jato da Polícia Federal, é alvo de investigação no Conselho de Ética da Câmara e do próprio PT. Segundo aliados de Vargas, a tendência é que o deputado permaneça no cargo, pelo menos, até a próxima sessão do colegiado da Câmara, prevista para a próxima terça-feira (22). “Ele consultou os advogados e decidiu que vai se defender. Acho que vai aguardar até o dia 22”, disse José Mentor (PT-SP). Na ocasião, integrantes do conselho devem votar a admissibilidade do processo disciplinar contra o paranaense.



Caso o parecer pelo prosseguimento da ação seja derrubado pela maioria do integrantes da comissão, o caso deve ser arquivado, sem a necessidade da elaboração de um relatório final que poderá ser pela perda de mandato de Vargas.