ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Pedrinhas: mais um assassinato no presídio mais violento do país

Apenas neste ano, cinco detentos já foram mortos

Data: Domingo, 13/04/2014 00:00
Fonte: Veja.abril.com


TUDO E MAIS UM POUCO - Nada do que existe no Complexo de Pedrinhas é estranho ao sistema penitenciário brasileiro, mas lá tudo é exacerbado: as instalações são imundas (foto à esquerda) e tomadas por lixo e ratos, o despreparo e a corrupção entre os agentes podem ser medidos pela dimensão dos arsenais encontrados a cada revista mais rigorosa (ao centro) e o domínio de facções criminosas que disputam o controle do tráfico resulta frequentemente em batalhas sangrentas


TUDO E MAIS UM POUCO - Nada do que existe no Complexo de Pedrinhas é estranho ao sistema penitenciário brasileiro, mas lá tudo é exacerbado: as instalações são imundas (foto à esquerda) e tomadas por lixo e ratos, o despreparo e a corrupção entre os agentes podem ser medidos pela dimensão dos arsenais encontrados a cada revista mais rigorosa (ao centro) e o domínio de facções criminosas que disputam o controle do tráfico resulta frequentemente em batalhas sangrentas (Manoel Marques - Reprodução - Francisco Silva/Jornal Pequeno)


Mais um detento foi assassinado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), na noite de sábado. Esse é o quinto assassinato dentro do presídio apenas neste ano. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap).  Se forem levados em conta os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), chega a 65 o total de detentos assassinados em Pedrinhas desde o início de 2013.


O preso era João Altair Oliveira Silva, que tinha 18 anos. Ele foi encontrado pelos monitores no corredor da unidade, na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), com diversas perfurações pelo corpo. O motivo do assassinato ainda é desconhecido e, segundo a Sejap, está sendo investigado pela polícia. Com mais essa morte, o total de presos executados no Maranhão apenas neste ano sobe para oito. 


Pedrinhas tem sido palco constante de rebeliões e de brigas entre facções criminosas rivais, além de várias fugas, como a ocorrida no início do mês. Foi de lá que partiram as ordens para que, no fim de 2013, bandidos atacassem delegacias da região metropolitana da capital e ateassem fogo a ônibus. Em um dos cinco ônibus incendiados em São José de Ribamar, no dia 3 de janeiro, estava a menina Ana Clara Santos Souza, de 6 anos, que teve queimaduras em 95% do corpo e morreu dois dias depois.


As outras mortes registradas no complexo neste ano chocam. Alguns detentos foram estrangulados, outros tiveram múltiplas lacerações e até decapitações. 
Segundo a Sejap, Pedrinhas abriga 2.196 presos. A capacidade máxima do local é de 1.770 pessoas.