ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Ucrânia anuncia ofensiva de 'grande escala' contra tropas pró-Rússia

Enfurecido com a morte de um oficial de segurança, o presidente de exercício deu prazo até segunda-feira para que os rebeldes que ocupam prédios do Estado deponham as armas

Data: Domingo, 13/04/2014 00:00
Fonte: Por Reuters

As Forças Armadas da Ucrânia pretendem lançar uma operação contra o terrorismo de "grande escala" para combater militantes separatistas pró-Rússia, disse no domingo (13) o presidente em exercício Oleksander Turchinov, elevando o risco de um confronto militar com Moscou.

 

AP

Manifestante carregam bandeira nacional ucraniana em protesto contra a Rússia, neste domingo, em Moscou

Enfurecido com a morte de um oficial de segurança do Estado e pelos ferimentos causados em outros dois membros de órgãos de ordem pública em um confronto na cidade de Slaviansk, Turchinov deu prazo até segunda-feira (14) aos rebeldes que ocupam prédios do Estado para que deponham as armas.


Turchinov acusou a Rússia, que se opôs ao levante pró-Europa que forçou a saída do poder do ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovich, apoiado pela Rússia, de estar por trás da série de levantes nas cidades, cujo idioma que falam é o russo, na região leste da Ucrânia.


"O sangue de heróis ucranianos foi derramado na guerra que a Federação Russa está travando contra a Ucrânia", disse o presidente em um pronunciamento à nação.


"O agressor não parou e segue disseminando desordem no leste do país."